O serviço de denúncias via mensagem de celular do Metrô de São Paulo já recebeu mais de 26 mil mensagens desde a inauguração, em janeiro deste ano.
O comércio irregular nos trens e estações lidera o ranking dos assuntos, com 16% das 26.503 mensagens recebidas até segunda-feira (22).
Em seguida, com 13%, estão os SMS denunciando pessoas pedindo dinheiro, 10% informam comportamento inadequado nas estações e trens (como pés no banco, bagunça e exagero no namoro) e 7% reclamam do volume alto em aparelhos sonoros. Ainda há outros casos, como o de pessoas passando mal.
De acordo com o Metrô, o serviço foi lançado com o objetivo de combater "atos de vandalismo, comércio irregular, a mendicância e crimes" dentro dos trens e estações, que já contam com mais de 900 câmeras de vigilância.
Nos primeiros oito meses, foram recebidas cerca de 125 mensagens por dia. O metrô paulistano transporta diariamente mais de três milhões de pessoas, com picos que podem chegar a quatro milhões.
Para fazer a denúncia, o usuário deve descrever na mensagem as características do infrator, a próxima estação em que o trem irá chegar e o número do vagão em que está --o sigilo é garantido. O número do serviço é o 0/xx/117333-2252.
Após receber as informações, o Centro de Controle de Segurança aciona agentes para abordarem o suspeito. Em média, neste primeiro mês, os atendimento levaram sete minutos. A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) implantou um serviço semelhante em outubro de 2008. Até o ano passado, foram registradas 13.486 denúncias.
Além da denúncia via SMS, o usuário pode usar o telefone 0800-7707722, da Central de Atendimento ao Usuário, das 5h30 às 23h30. As denúncias recebidas também são encaminhadas à área de segurança.
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