Captura de tela da ferramenta de ensino LectureTools |
O professor de ciência atmosférica da universidade, Perry Samson, projetou o programa para melhorar a interação com os estudantes e manter sua atenção nas longas dissertações. "A chave está em conquistar os estudantes de modo que eles não fiquem tentados a se conectar às redes sociais durante uma aula interminável", disse Samson.
A universidade, que prevê que cerca de 4.000 alunos inscritos em cerca de 20 aulas usem este sistema, constatou em um estudo elaborado por seu centro de pesquisa para a aprendizagem e o ensino que a versão de teste do programa melhorou de maneira significativa a atenção e a participação dos estudantes.
LectureTools é um sistema criado para internet para estabelecer uma dinâmica de perguntas e respostas, assim como para tomar notas durante as aulas. Mediante o sistema, os professores podem sugerir atividades interativas, e os estudantes respondem a elas por meio de seus notebooks ou telefones celulares.
Além disso, os alunos podem expressar suas preocupações ou dificuldades de compreensão ao professor e podem enviar perguntas específicas que podem ser respondidas imediatamente. Enquanto isso, as perguntas respondidas são visíveis para toda a classe, embora de forma anônima, de modo que são salvas em um arquivo geral.
"Realmente faz com que as longas aulas fiquem mais curtas. Esta ferramenta aumenta a interação, também ao velho estilo. Há mais estudantes que levantam a mão em classe. É muito conveniente e simples", disse Mika Lavaque-Manty, professora associada de ciências políticas da Universidade de Michigan.
LectureTools começou como um projeto de pesquisa com fundos da Fundação Nacional de Ciências e recursos de TechArb, um espaço para ideias empreendedoras proporcionado pelo Centro da UM para o empresariado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário