O SMS tradicional tem um custo operacional relativamente baixo e proporciona às operadoras uma grande margem de lucro.
No primeiro trimestre deste ano, 18% da receita (R$ 2,14 bilhões) das operadoras brasileiras veio de serviços de valor agregado --que incluem o SMS, a modalidade mais popular dessa categoria, usada por 88% dos usuários brasileiros, segundo pesquisa da consultoria Acision.
Nos EUA, US$ 1 de receita com mensagens de texto rende pelo menos US$ 0,80 de lucro às operadoras, ante cerca de US$ 0,35 em serviços de dados ou voz, de acordo com analistas da UBS.
Em 2008, o senador democrata Herb Kohl enviou uma carta para as quatro principais operadoras americanas pedindo explicações sobre o aumento do valor cobrado por cada mensagem de texto, que cresceu de US$ 0,10 para US$ 0,20 entre 2005 e 2008.
"Arquivos de mensagem de texto são muito pequenos, já que são geralmente limitados a 160 caracteres por mensagem, e, por isso, sua transmissão custa muito pouco às operadoras", afirma Kohl.
Srinivasan Keshav, professor de ciência da computação da Universidade de Waterloo, concorda. "Mensagens são pequenas. Embora 1 trilhão pareça bastante, não é", afirmou ao "New York Times".
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