sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Atuação criativa de Jobs aparece até em patentes de escadas

Quando se fala no talento do cofundador da Apple Steven Jobs para o design, é natural pensar nos computadores Macintosh, nos iMacs coloridos e nos iPods, nos iPhones e nos iPads.
E as escadas de vidro de lojas da Apple? Jobs comandou o projeto e seu nome consta de duas patentes.
Os adaptadores elétricos de plástico branco dos computadores Macintosh mais novos? Jobs também ajudou a projetá-los, de acordo com solicitações de patente.

E também teve participação no projeto final dos cordões de iPods, da trava plástica que prende os cordões aos aparelhos, da embalagem do iPad e de vários modelos de computadores e monitores, entre outros itens.
A influência de Jobs sobre os detalhes é lendária no Vale do Silício. Pinta o retrato de chefe participativo, com escolhas que afetaram todas as áreas da empresa.
Job aparece como inventor ou um dos inventores em 313 patentes concedidas à Apple.
É um número muito superior ao concedido a líderes de empresas rivas. Somente nove patentes da Microsoft têm o nome de Bill Gates. E pouco mais de uma dúzia de patentes do Google levam os de Larry Page e Sergey Brin.
Alguns analistas afirmam que o número de patentes que incluem o nome de Jobs pode ter sido inflado.
Mas especialistas dizem ser improvável que a Apple tenha incluído o nome dele apenas para relações públicas.
Se você inclui o nome de alguém que não participou, a patente pode ser invalidada, disse Mark Lemley, professor de direito na Universidade Stanford.
A Apple não comentou.
Steve Jobs mostra a versão branca do iPhone 4 à época do lançamento

Nenhum comentário: