sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

"Menos a Luiza" é uma idiotice?

Provavelmente Luiza é a primeira brasileira que virou celebridade nacional não por ter aparecido. Mas justamente por não ter aparecido. Foi alvo apenas de uma menção num comercial de um empreendimento imobiliário na Paraíba. Assim virou hit na internet. É uma idiotice? Não: essa brincadeira é um assunto sério.
Tão sério que mereceria um estudo aprofundado sobre como funcionam os meios de comunicação na era da internet. Um comercial de empreendimento imobiliário na Paraíba vira assunto nacional e faz da ausente Luiza uma celebridade. E, agora, ao voltar ao Brasil, desfila entre os famosos. São regras novas de difusão de informação, que os comunicadores não conhecem e não cansam de se surpreender.
Luiza também é reflexo de que como está se aprofundando o que muitos já chamam da era das celebridade. Gente que não faz nada ou quase nada --personagens do BBB, por exemplo-- e viram assuntos em todos os lugares. Não é só que viram assunto: suas opiniões são levadas em consideração e ocupam cada vez mais espaço. Talvez seja em parte reflexo da falta de interesse em assuntos coletivos?
O fato é que 'Menos Luiza' é qualquer coisa. Menos uma idiotice.
*
A coisa está tão grave que até aqui nesta coluna Luiza apareceu.

Nenhum comentário: