A ampliação dos investimentos das operadoras chinesas de
telecomunicações e as maiores vendas de smartphones em 2012 devem ajudar
a ZTE, segunda maior fabricante chinesa de equipamentos de
telecomunicações, a superar a baixa demanda de mercados externos como o
da Europa.
As operadoras chinesas de telecomunicações devem investir cerca de 350
bilhões de iuans (US$ 53 bilhões) em atualização e expansão de sua
tecnologia 3G em 2012, 9% a mais que no ano anterior e acima da média
setorial de cerca de 5%, de acordo com os analistas.
As vendas mundiais de celulares, ajudadas pela promoção de aparelhos de
preços mais acessíveis pelas operadoras de telecomunicações nos mercados
emergentes, também ajudarão a ZTE, ainda que a lucratividade do negócio
dependerá de determinar se as margens de lucros nos celulares
inteligentes mais caros poderão subir.
"Os potenciais investimentos das empresas chinesas de telecomunicações
favorecerão os principais fornecedores de equipamento, entre os quais a
ZTE, o que resultará em possível alta nos investimentos alocados a
equipamento de infraestrutura", disse Zona Chen, analista da Samsung
Securities.
"Também antecipamos demanda forte no mercado interno da ZTE e competição
enfraquecida (especialmente da parte da Nokia-Siemens Networks, que
está em crise), o que deve compensar a possível fraqueza do mercado
europeu, causada pela deterioração no ambiente macroeconômico", disse
Chen.
A ZTE deve anunciar lucro líquido de 4,2 bilhões de iuans sobre
faturamento de 104,2 bilhões de iuans este ano, ante uma expectativa de
3,4 bilhões de iuans e 90,9 bilhões de iuans, respectivamente, de acordo
com a Thomson Reuters I/B/E/S.
A companhia, que começou vendendo equipamentos de rede a operadoras de
telecomunicações antes de ingressar agressivamente nos aparelhos
pessoais como celulares e tablets, obtém metade de sua receita na China e
a outra metade no exterior.
As operadoras chinesas vêm vendendo modelos ZTE a preços atraentes,
alguns dos quais a menos de mil iuans, o que ajudou a empresa a
conquistar mercados.
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