sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

ZTE se beneficiará de investimentos chineses e smartphones

A ampliação dos investimentos das operadoras chinesas de telecomunicações e as maiores vendas de smartphones em 2012 devem ajudar a ZTE, segunda maior fabricante chinesa de equipamentos de telecomunicações, a superar a baixa demanda de mercados externos como o da Europa.
As operadoras chinesas de telecomunicações devem investir cerca de 350 bilhões de iuans (US$ 53 bilhões) em atualização e expansão de sua tecnologia 3G em 2012, 9% a mais que no ano anterior e acima da média setorial de cerca de 5%, de acordo com os analistas.
As vendas mundiais de celulares, ajudadas pela promoção de aparelhos de preços mais acessíveis pelas operadoras de telecomunicações nos mercados emergentes, também ajudarão a ZTE, ainda que a lucratividade do negócio dependerá de determinar se as margens de lucros nos celulares inteligentes mais caros poderão subir.
"Os potenciais investimentos das empresas chinesas de telecomunicações favorecerão os principais fornecedores de equipamento, entre os quais a ZTE, o que resultará em possível alta nos investimentos alocados a equipamento de infraestrutura", disse Zona Chen, analista da Samsung Securities.
"Também antecipamos demanda forte no mercado interno da ZTE e competição enfraquecida (especialmente da parte da Nokia-Siemens Networks, que está em crise), o que deve compensar a possível fraqueza do mercado europeu, causada pela deterioração no ambiente macroeconômico", disse Chen.
A ZTE deve anunciar lucro líquido de 4,2 bilhões de iuans sobre faturamento de 104,2 bilhões de iuans este ano, ante uma expectativa de 3,4 bilhões de iuans e 90,9 bilhões de iuans, respectivamente, de acordo com a Thomson Reuters I/B/E/S.
A companhia, que começou vendendo equipamentos de rede a operadoras de telecomunicações antes de ingressar agressivamente nos aparelhos pessoais como celulares e tablets, obtém metade de sua receita na China e a outra metade no exterior.
As operadoras chinesas vêm vendendo modelos ZTE a preços atraentes, alguns dos quais a menos de mil iuans, o que ajudou a empresa a conquistar mercados.

Nenhum comentário: