A rede social Facebook planeja apresentar seu registro para oferta
pública de ações (IPO, na sigla em inglês) nesta quarta-feira com
perspectivas de levantar cerca de US$ 5 bilhões.
Segundo o jornal "New York Times", o banco de investimentos Morgan
Stanley deverá ser o escolhido para liderar a oferta, após desbancar o
Goldman Sachs.
O Morgan Stanley já possui experiência subscrições de operações de
empresas digitais. Em 2011, atuou nos IPOs da rede social corporativa
LinkedIn, do site de descontos Groupon e do Zynga.
O IPO da empresa de games sociais foi o segundo maior do mercado
americano de internet. Em 2004, o Google levantou US$ 1,9 bilhão e foi
avaliado em US$ 23 bilhões.
Considerando a expectativa sobre o potencial do Facebook, o IPO de US$ 5
bilhões é considerado pequeno. Havia especulação de que o volume
poderia chegar a US$ 10 bilhões.
Segundo Fernando Belfort, analista brasileiro da consultoria Frost &
Sullivan, o IPO bilionário do Facebook é resultante do "enorme
potencial visto pelo mercado na exploração do ativo mais valioso da
empresa, seu banco de dados com as informações dos usuários".
No entanto, para Belfort, a questão da privacidade é a grande barreira
enfrentada pelo Facebook atualmente. "Qualquer alteração realizada no
modelo de privacidade vigente da rede social gera enormes repercursões
entre os usuários, e um movimento brusco na direção errada poderia gerar
um êxodo importante no site de Mark Zuckerberg", disse.
Outro desafio será saber se, com o aporte de capital, os gestores do
Facebook conseguirão desenvolver um modelo de negócios mais
diversificado e que consiga conciliar o interesse dos usuários com o
interesse dos investidores, na avaliação de Belfort.
No mundo, o Facebook tem quase 800 milhões de usuários. No mercado
brasileiro, a rede de Mark Zuckerberg ultrapassou o Orkut como a rede
social com maior audiência em número de visitantes na internet
brasileira, segundo dados divulgados há duas semanas pela consultoria
comScore.
A rede social de Mark Zuckerberg chegou a 36 milhões de visitantes em dezembro, ante 34,4 milhões do site do concorrente Google.
A audiência do Facebook quase triplicou em relação ao registrado um ano
antes, em dezembro de 2010, quando era de 12,4 milhões de visitantes.
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