Imagine uma rede social parecida com o Foursquare. Só que, em vez dos
lugares, o usuário dá check-in em filmes, séries de TV, livros, games e
até assuntos. Trata-se da GetGlue (getglue.com), rede social que chegou a 1 milhão de usuários em março e tem parcerias com estúdios e empresas como Fox, HBO, CNN e Disney.
Isso porque, além de avisar os amigos o que está vendo, lendo ou até
pensando, o usuário ganha adesivos virtuais (os "stickers") por cumprir
algumas tarefas.
Se ele assiste a mais de cinco episódios da série "Fringe", por exemplo,
pode ostentar um adesivo virtual especialmente desenvolvido pela Fox,
responsável pelo seriado nos Estados Unidos.
As empresas fecharam parceria com o site para fornecer adesivos
exclusivos para seus programas e filmes, além de ocasiões especiais
comoestreias -o casamento do príncipe Willian já tem ao menos quatro
adesivos virtuais.
Assim como no Foursquare --em que o maior frequentador de um determinado
local se torna o prefeito ("mayor")-, os mais viciados em determinado
livro, música ou filme podem ser reconhecidos como gurus. O usuário
também pode formar o seu perfil e opinar sobre o conteúdo exposto no
site. Assim, também terá disponível uma lista de recomendações
personalizada. São sugestões que a rede reconhece como compatíveis com
seu gosto.
Uma desvantagem para os brasileiros é que a rede social e seus aplicativos ainda estão completamente em inglês.
Para fazer parte, acesse getglue.com. Você pode entrar no site com a sua conta do Facebook ou criar uma nova.
O GetGlue tem aplicativos para iPad, iPhone, Android e BlackBerry. Nos outros aparelhos, é recomendado acessar pelo site.
Na carona do GetGlue, serviços parecidos também têm feito sucesso. Exemplos disso são o Miso (gomiso.com) e o Tunerfish (www.tunerfish.com).
Nenhum comentário:
Postar um comentário