Como outras milhões de pessoas, o escritor norte-americano Nicholas Carr achou a sedução da internet difícil de resistir --até que ele notou que estava ficando cada vez mais difícil de se concentrar.
Ele demonstrou suas preocupações na dissertação de título "O Google está nos tornando estúpidos?". E, no seu último livro "The Shallows", Carr explora em profundidade a preocupação sobre o que a internet está fazendo com o nosso cérebro.
"A sedução da tecnologia é difícil de resistir", diz o escritor. Mas ele acha que está na hora de começar, ao menos, a tentar.
Em um discurso dado na semana passa no Fórum Digital de Seul e em uma entrevista com a France Presse, Carr falou novamente sobre suas preocupações sobre como as tecnologias têm afetado o jeito com que as pessoas pensam e sentem.
Cada tecnologia que surgiu ao longo da história --como o mapa ou o relógio-- mudou o jeito como as pessoas pensam, mas Carr vê um perigo específico na internet.
Enquanto a internet traz enormes benefícios ao trazer grandes quantidades de informação em alta velocidade, ela também distrai e encoraja mudanças rápidas de foco, segundo Carr.
"Nós recebemos tanta informação, tão rápido, que estamos em um estado congnitivo constante de sobrecarga", diz o escritor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário