Os tablets e a tecnologia 3D são as estrelas da feira de informática Computex, a maior da Ásia e a segunda maior do mundo em seu segmento, que abre suas portas nesta terça-feira (31) com 1.800 empresas participantes.
Além da exposição das últimas novidades do setor, entre as quais mais de 50 novos tablets, serão realizados seminários especializados com conferências como a do vice-presidente da Microsoft, Steve Guggenheimer, e a do diretor do Grupo de Arquitetura da Intel, Sean Maloney.
Apesar de haver muitos concorrentes do iPad 2 na exposição, os especialistas consideram que a Apple seguirá mantendo a dianteira no setor de tablets, no qual durante o terceiro trimestre de 2010 controlava 73% do mercado, segundo a empresa de acompanhamento de mercados CDC.
As duas principais empresas taiwanesas de computadores, a Acer e a Asustek, apresentam seus tablets na exposição e acreditam que seus carros-chefe com relação ao iPad, especialmente suas portas USB e a capacidade de expandir sua memória, atrairão compradores.
Até o momento, o tablet de Taiwan com os melhores números de vendas é o Eee Pad Transformer, da Asustek, com 100 mil unidades encomendadas para maio e previsão de vendas de 300 mil unidades para junho. A mesma empresa apresenta os tablet Padfone e Eee Pad Memo D, este último com tela em três dimensões.
A taiwanesa HTC, fabricante de smartphones, também apresenta seus novos tablets com conexão 3G e desponta como um forte concorrente neste segmento, após registrar vendas de 9,7 milhões de smartphones no primeiro trimestre de 2011, o que representa uma forte alta com relação aos 3,3 milhões vendidos no mesmo período de 2010.
No total, 10% dos novos tablets exibidos na feira dispõem do novo processador Atom Oak Trail, da Intel, especialmente desenvolvido para esse tipo de computadores e que combina várias unidades de processamento em um só chip.
Os dispositivos de imagem em três dimensões e a computação em nuvem são outras das estrelas desta edição da feira, que procura incorporar essas tecnologias à vida diária.
Os televisores de três dimensões e seus dispositivos associados irromperam com força na Computex, aproveitando que agora "a resolução dos televisores 3D é alta, e eles ficaram mais baratos", segundo Stephen Jeng, secretário-geral da Aliança de Interação 3D, em entrevista coletiva.
O IITT (Instituto de Pesquisa Tecnológica de Taiwan) exibe novas tecnologias de três dimensões, e a empresa InnoVision Labs Co. apresenta uma caixa para projetar anúncios também em 3D, chamada The HoloAD.
A previsão é que sejam vendidos neste ano 12,9 milhões de televisores de três dimensões, frente aos 3,5 milhões do ano passado, segundo dados do IITT.
Os organizadores da Computex, que será realizado entre 31 de maio e 4 de junho, preveem negócios no valor de US$ 25 bilhões, 120 mil visitantes e mais de 30 mil compradores internacionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário