O Google abordou diversas editoras de revistas sobre planos de criar uma
banca digital, empreitada que pode abrir uma nova frente na rivalidade
da empresa com a Apple.
A banca digital oferecerá às empresas de mídia uma maneira de vender
versões de suas publicações formatadas para computadores tablet e
celulares inteligentes que operem com o sistema operacional Android,
segundo reportagem do "Wall Street Journal", que cita fontes não
identificadas.
O Google discutiu a possibilidade com editoras que incluem a divisão
Time, da Time Warner, a Conde Nast e a Hearst, e informou a algumas
delas que aceitaria participação na receita inferior aos 30% que a Apple
costuma receber pelas vendas em sua loja iTunes, segundo o jornal.
O Google também propôs fornecer às editoras dados pessoais dos consumidores que comprarem versões digitais de suas publicações.
A reportagem informou que a Apple também está planejando diversas
mudanças em sua loja online iTunes, o que tornaria mais fácil para as
editoras vender assinaturas --além da venda de exemplares individuais--,
e indicou a possibilidade de transmitir mais informações dos
consumidores aos parceiros.
Representantes do Google e da Apple não foram localizados para comentar o assunto.
A reportagem afirma ainda que a data para lançamento da banca digital do
Google está indefinida, e que é possível que a ideia não se concretize.
No mês passado, o Google começou a vender livros digitais, entrando em
um mercado dominado pela Amazon.com e intensificando sua concorrência
com a Apple, que também vende livros digitais para o iPad.
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