quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Mercado chinês da Google cai para 19,6% no último trimestre de 2010

Um estudo sobre internet na China apontou que a cota que a gigante americana Google tem no país asiático reduziu no último trimestre de 2010 até menos de 20%, após um ano de tensões pela censura do governo.
Segundo publicou nesta quarta-feira o jornal econômico "Caixin", a porcentagem alcançada pela Google no último trimestre foi de 19,6%.
O dado é da empresa de consultoria setorial Analysis International que em 2010 assinalou que a fração de mercado da Google na China tinha passado de 35,6% no começo do ano para 30,9% três meses mais tarde, devido ao desgaste pelas tensões com o governo chinês.
O último estudo da empresa de consultoria assinala que, apesar de um aumento de receita, o ritmo de crescimento da Google na China é inferior ao de seus concorrentes devido à incerteza de sua estratégia.
Google ameaçou em 2010 a fechar seus negócios no mercado chinês após ser alvo de um ciberataque supostamente lançado pelo aparelho censor do Governo e exigiu liberdade de expressão para manter seus investimentos na China, embora finalmente cedeu à pressão do regime.
O número de internautas chineses cresceu no último, cerca de 20% até os 450 milhões, o que mantém o país asiático como principal mercado do setor e com enormes perspectivas de crescimento.
Por este motivo, o vice-presidente da Google China, Liu Yun, declarou ao jornal que a empresa seguirá aumentando sua equipe de vendas ao mesmo tempo que melhorará seu sistema de publicidade, já que 50% de sua renda na República Popular provém dessas áreas.
Segundo dados do Centro de Pesquisa da Internet na China, no fechamento de 2010 o valor do mercado de publicidade em ferramentas de buscas da internet na China era de US$ 500 milhões, no qual Baidu, a principal empresa local, tinha 72,9%, e o Google 4,3%.

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