O plano do LinkedIn de abrir seu capital este ano pode servir como teste
para o apetite dos investidores por sites de redes sociais, antes da
aguardada oferta pública inicial de ações (IPO, em inglês) do Facebook.
O LinkedIn anunciou na quinta-feira sua intenção de abrir capital,
preparando terreno para que a empresa co-fundada em 2002 por Reid
Hoffman, ex-executivo do PayPal, se torne a primeira rede social a
fincar sua bandeira em Wall Street.
Nesta sexta-feira, a companhia arquivou pedido junto ao órgão regulador
do mercado de capitais norte-americano para um IPO que pode levantar até
US$ 175 milhões.
O número de ações que serão emitidas e a faixa de preço estimada ainda não foram informados pelo LinkedIn.
Muitos investidores, no entanto, aguardarão a oferta do LinkedIn para
avaliar o apetite pelo Facebook, avaliado em US$ 50 bilhões.
"O Facebook claramente atraiu interesse maior pelo setor e creio que
haja muita demanda [por mais ofertas de ações de empresas de Internet]",
disse Rory Maher, analista da Hudson Square Research.
O interesse dos investidores e as avaliações de companhias de internet
de capital fechado como Facebook, Zynga e Groupon vêm aumentando. O
LinkedIn revelou seus planos um dia após as ações da Demanda Media,
empresa de Internet que acaba de abrir capital, registrarem alta de 33%
na estreia das negociações.
No início desta semana, o presidente-executivo do Groupon, Andrew Mason,
disse que a empresa estava estudando a possibilidade de um IPO e que
estava conversando com bancos.
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