A Espanha, um dos países mais estrangulados pela crise econômica europeia, lançou no começo da semana a Parobook, uma rede social cujo enfoque é abrigar as pessoas desempregadas no país.
A estrutura do site é gêmea à do Facebook --não fosse pelas cores
vermelhas e pelos braços elevados dos bonecos desenhados já na página
inicial, em um misto de súplica, protesto e indignação.
O nome do site provém do substantivo espanhol "paro", que significa "desemprego".
Dados fornecidos pelo site indicam que, em menos de uma semana, os
usuários já chegam a 1.000. Há mais de 100 mil visitas diárias e, a cada
minuto, sete novos usuários ingressam na rede social. A média de
conectados simultaneamente é 500.
De acordo com o blog oficial do projeto, a ideia é que "os desempregados
possam denunciar a sua situação, fazendo parte de um coletivo on-line, e
que possam se conectar entre si, para falar, comentar, dar conselhos em
uma situação tão desesperadora quanto a atual".
Estimativas oficiais do governo espanhol sobre o 4º trimestre de 2010
indicam que 20,33% da população está desempregada --o que corresponde a
4,6 milhões de pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário