Há um ano, a Microsoft superou todas as projeções de receita de Wall
Street com as vendas explosivas de seu novo sistema operacional Windows
7, e alardeava otimismo sobre a recuperação no investimento em
tecnologia.
Nesta semana, com ações cotadas um pouco abaixo dos valores do ano
passado, a maior produtora mundial de softwares deve reportar lucro mais
baixo, em função da queda nas vendas de computadores pessoais, e
enfrenta dificuldades para convencer os investidores de sua capacidade
de conquistar espaço nos acelerados mercados de celulares e tablets.
"A Microsoft continua a ser um colosso nos computadores, e as máquinas
equipadas com Windows continuam a vender mais de 300 milhões de unidades
ao ano", disse Tim Bajarin, presidente da Creative Strategies, uma
companhia de pesquisa de mercado do setor de tecnologia.
"Mas eles não conseguiram encontrar lugar na revolução dos smartphones, e
mesmo que tenham sido os primeiros a defender o tablet, a Apple alterou
o conceito do produto e deixou a Microsoft para trás", disse.
A maioria dos investidores antecipa que a empresa tenha registrado um
trimestre sólido, mas se preocupa mais com os temores de que o novo
Windows para celulares da Microsoft não esteja vendendo bem. E embora
aprove a recente decisão de produzir uma versão do Windows para chips
ARM, o mercado compreende que não haverá um desafiante acionado pelo
Windows para enfrentar o iPad, da Apple, por pelo menos mais dois anos.
"Eu preferiria que eles tivessem realizado a mudança [para o ARM] dois
anos atrás, e é algo em que deveriam ter pensado", disse Sid Parakh,
analista na McAdams Wright Ragen.
"Mas o jogo é longo. A questão passa a ser se o iPad rouba mercado aos
produtos existentes da Microsoft ou se é um novo item de gasto no
orçamento de eletrônica. Creio que seja um pouco dos dois."
As vendas de computadores pessoais, que representam o melhor guia para a
situação geral da Microsoft, subiram em apenas 3,1% no trimestre final
de 2010, de acordo com a Gartner. O ano como um todo não confirmou o
otimismo inicial, com alta de 13,8% nas vendas de computadores, bem
abaixo dos 19,2% previstos pela Gartner no começo do segundo semestre.
De acordo com o Thomson Reuters I/B/E/S, analistas esperam que a
Microsoft reporte lucro de US$ 0,68 centavos por ação, abaixo dos US$
0,74 no mesmo período do ano anterior.
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