quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Consumidores reclamam de loja virtual

Eduardo resolveu dar um voto de confiança a uma loja on-line razoavelmente nova. Encontrou uma lavadora e uma secadora de seu gosto, achou o preço muito bom e fez a compra. Mas o produto nunca chegou, e a empresa desapareceu do mapa.
Eduardo não estava sozinho. Só no Reclameaqui.com.br foram feitas 21 reclamações sobre a BrMaxsul (o site já foi suspenso): a maioria referente a não entrega de mercadorias.
De acordo com boa parte das reclamações, a empresa esperava que se comprovasse o pagamento e enviava um produto para o Estado do Amazonas, e não para a localidade do comprador. Um dos consumidores disse que consultou o correio e o produto enviado era apenas uma carta.
As reclamações começaram a ser registradas no início de dezembro de 2010, na época em que começam a crescer as compras por causa do Natal. Semanas depois, o site estava fora do ar e a empresa já não atendia mais ligações.
Os compradores afirmam ter chegado ao site da BrMaxsul consultando serviços que comparam preços --os valores eram bastante atrativos, eles revelam.
A EMPRESA
Na Receita Federal, a BrMaxSul está inscrita desde 4 de novembro do ano passado. A situação ainda é ativa.
A Folha tentou entrar em contato com os telefones disponibilizados pela empresa na internet. Foram feitas várias ligações, em dias diferentes e sempre em horário comercial, mas não houve resposta.
O site da empresa saiu do ar no início de janeiro, chegou a voltar por alguns dias, mas já foi retirado novamente.
O QUE FAZER?
Antes de fazer uma compra, é importante procurar informações sobre a reputação da loja em sites como reputacao.com.br, reclameaqui.com.br e confiometro.com.br.
Melhor ainda é conversar com alguém que já fez compras na mesma loja e pode atestar que não houve problemas.
Diante de problemas, procure uma entidade de ajuda ao consumidor ou mesmo a polícia.

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