O Facebook, recentemente avaliado em US$ 50 bilhões, vê oportunidade de
ampliar seus negócios publicitários para além do segmento de jogos,
declarou um executivo da companhia na segunda-feira.
O site de relacionamentos já está enfrentando grandes concorrentes na
web, como o Google e o Yahoo!, na disputa pelo tempo dos internautas e
das verbas publicitárias, com base em sua audiência de mais de 50
milhões de usuários e nas informações que eles compartilham.
A empresa criou um negócio publicitário significativo com base em jogos
sociais, graças a companhias como a Zynga, que desenvolveram jogos
especialmente para a plataforma do Facebook, dando ao site uma audiência
cativa de entusiastas.
"Para uma companhia como a Zynga, o Facebook é de longe a mais eficiente
plataforma publicitária mundial", disse o diretor de negócios Dan Rose
na conferência de mídia DLD, segunda-feira em Munique.
"Os jogos tendem a ser o principal indicador", afirmou. "À medida que
mais e mais categorias se tornem sociais, haverá certamente
oportunidades para nós, do ponto de vista publicitário."
"Estamos em meio a uma transformação. Estamos avançando da web de
informação para a web social. Estamos caminhando da sabedoria das
multidões para a sabedoria dos amigos", disse.
Rose mencionou música e vídeo como outras categorias de atividades
sociais que podem ser as próximas a oferecer oportunidades publicitárias
ao Facebook.
Perguntado se as empresas de mídia precisavam ir além da integração de
seus sites ao Facebook, e passar a experimentar soluções no interior da
rede social, ele respondeu: "Talvez. Veremos."
Rose disse que o Facebook não tem planos de desenvolver os Facebook
Credits, usados atualmente para adquirir produtos virtuais utilizáveis
em jogos da rede social, para uso no mundo real.
"É uma moeda virtual, concebida especificamente para produtos virtuais", disse.
De acordo com documentos enviados este mês pelo Goldman Sachs a
potenciais investidores, que constituem a única fonte de informação
sobre as finanças da empresa até o momento, o Facebook teve 355 milhões
de lucro nos primeiros nove meses de 2010, sobre faturamento de US$ 1,2
bilhão.
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