quarta-feira, 23 de junho de 2010

Com iPhone, Opera chega a 26% da navegação móvel

A norueguesa Opera Software aproveitou o acesso à plataforma iPhone para ampliar sua participação no mercado mundial de navegadores de internet para celular diante de rivais que incluem a própria Apple.
Em abril, a Apple aceitou a distribuição do navegador Opera no iPhone, depois de longa avaliação, abrindo um novo e potencialmente lucrativo mercado que até o momento havia sido protegido vigorosamente contra concorrentes.
Em abril apenas, o navegador Opera para o iPhone foi baixado mais de 2,6 milhões de vezes, o que representa 70% do crescimento na base de usuários do browser naquele mês.
No mundo, 26,4% da navegação realizada em celulares até agora em junho foi realizada por meio do Opera, de acordo com a StatCounter, que acompanha a audiência da internet. O browser do iPhone vem em segundo, com 18% do mercado.
A liderança vem se alargando firmemente desde fevereiro, quando a vantagem do Opera sobre o navegador Apple era de apenas 2,5%.
"É bom para a Opera que sua massa de usuários esteja crescendo, porque é esse o número que a empresa menciona às operadoras de telefonia móvel para demonstrar de quantos usuários dispõe", disse Christian Rom, analista da Carnegie.
Na quarta-feira, a Opera anunciou que a MegaFon, segunda maior operadora de telefonia móvel russa, começará a distribuir o seu navegador no mercado da Rússia, o que cimentará ainda mais a posição de liderança da empresa norueguesa em seu maior mercado. Na Rússia, a participação da Opera é de 78%.
Acordos com operadoras de telefonia, como esse, vêm se tornando cada vez mais importante para a Opera, já que os fabricantes de celulares começaram a rejeitar os produtos de fornecedores externos e a desenvolver navegadores próprios.
A MegaFon, que antes oferecia acesso ilimitado à Internet na região de Moscou com o pacote Opera Mini, informou que o número de usuários do software tem aumentando em 10% a 15% por mês.

Nenhum comentário: