A norueguesa Opera Software aproveitou o acesso à plataforma iPhone para
ampliar sua participação no mercado mundial de navegadores de internet
para celular diante de rivais que incluem a própria Apple.
Em abril, a Apple aceitou a distribuição do navegador Opera no iPhone,
depois de longa avaliação, abrindo um novo e potencialmente lucrativo
mercado que até o momento havia sido protegido vigorosamente contra
concorrentes.
Em abril apenas, o navegador Opera para o iPhone foi baixado mais de 2,6
milhões de vezes, o que representa 70% do crescimento na base de
usuários do browser naquele mês.
No mundo, 26,4% da navegação realizada em celulares até agora em junho
foi realizada por meio do Opera, de acordo com a StatCounter, que
acompanha a audiência da internet. O browser do iPhone vem em segundo,
com 18% do mercado.
A liderança vem se alargando firmemente desde fevereiro, quando a
vantagem do Opera sobre o navegador Apple era de apenas 2,5%.
"É bom para a Opera que sua massa de usuários esteja crescendo, porque é
esse o número que a empresa menciona às operadoras de telefonia móvel
para demonstrar de quantos usuários dispõe", disse Christian Rom,
analista da Carnegie.
Na quarta-feira, a Opera anunciou que a MegaFon, segunda maior operadora
de telefonia móvel russa, começará a distribuir o seu navegador no
mercado da Rússia, o que cimentará ainda mais a posição de liderança da
empresa norueguesa em seu maior mercado. Na Rússia, a participação da
Opera é de 78%.
Acordos com operadoras de telefonia, como esse, vêm se tornando cada vez
mais importante para a Opera, já que os fabricantes de celulares
começaram a rejeitar os produtos de fornecedores externos e a
desenvolver navegadores próprios.
A MegaFon, que antes oferecia acesso ilimitado à Internet na região de
Moscou com o pacote Opera Mini, informou que o número de usuários do
software tem aumentando em 10% a 15% por mês.
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