Os debates sobre o uso de modelos esqueléticas em fotos de moda acabam
de ganhar uma nova dimensão com um calendário promocional produzido por
uma agência de propaganda alemã para a fabricante japonesa de monitores
médicos Eizo.
Na tradição das folhinhas de borracharia ou dos mais sofisticados
calendários com modelos famosas, o calendário preparado pela agência
Butter traz modelos em poses sensuais e quase nenhuma peça de roupa à
vista.
A modelo de janeiro, vestida apenas com sapatos de salto alto, aparece
sentada com as mãos cruzadas sobre a região púbica. A de abril, também
somente de salto alto, está deitada de bruços com o bumbum levemente
empinado.
Apesar disso, pouca carne pode ser vista, mas os ossos são onipresentes:
cada um dos meses do calendário é ilustrado com uma imagem de raio X.
PÚBLICO REDUZIDO
O público-alvo da campanha, segundo a agência, é o reduzido mercado de
profissionais de saúde que trabalham com diagnóstico médico e usam
monitores do tipo fabricado pela Eizo.
Mas a criativa campanha acabou se espalhando pela internet, reproduzida
por blogs e sites do mundo inteiro, para espanto da agência.
"Nossa intenção era estimular mais interesse sobre o que é a área
altamente complexa e tecnicamente sofisticada dos monitores para
diagnóstico médico e para visualização de raios X", diz um comunicado da
agência.
"Como você pode imaginar, o mercado-alvo para esse tipo de monitores
especializados e caros é bem pequeno", explica a agência. "O calendário,
com imagens que essa audiência nunca antes havia visto e que certamente
quebra alguns tabus, alcançou mais do que jamais pensamos que
alcançaria como uma iniciativa promocional."
A agência diz que, com o grande interesse pelos calendários, já pensa em
publicar uma nova versão para o ano que vem, disponível para o público
em geral.
Para quem gostou das imagens do calendário e deseja conhecer melhor a
modelo ou as modelos cujos ossos foram expostos, porém, a agência tem
uma notícia decepcionante: todas as imagens foram criadas por
computador.
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