sábado, 26 de junho de 2010

Em 4 meses, dez sites de compras coletivas já estrearam no país

Quatro meses após a estreia do primeiro site de compra coletiva no Brasil, já há dez funcionando no país, e o modelo de negócios atrai investimentos estrangeiros.
O Groupon, empresa americana pioneira no ramo, lança hoje o site Clube Urbano (clubeurbano.com.br), que começa com ofertas em São Paulo. A primeira será a venda de vale-compras de R$ 125 na Forneria don'Ana, na zona sul, por R$ 50.
Com investimento inicial de cerca de US$ 15 milhões, a companhia quer estar em mais de 30 cidades do país, dentro de quatro meses.
Nos sites de compra coletiva, os clientes cadastrados recebem ofertas de descontos -que chegam a 90%- em estabelecimentos como restaurantes e salões de beleza. Mas o vale-compras só é válido se um número mínimo de pessoas comprá-los.
"Nos EUA, já há 200 sites. Acredito que o Brasil pode ser nosso segundo maior mercado em um ano", estima o presidente do Clube Urbano, Florian Otto.
O Grupon nasceu nos EUA em 2008 e neste ano seu valor chegou a US$ 1,3 bilhão. A empresa está presente também no Canadá, na Europa e no Chile. Em breve chega a Argentina, Japão, Austrália, Cingapura e Hong Kong.
Segundo Otto, isso permite ao grupo estabelecer parcerias globais para criação de ofertas. A companhia, que tem 15 funcionários aqui, pretende contratar mais cem.
Outro site que nasceu com recursos estrangeiros, o Clickon (clickon.com.br), está presente em São Paulo, Belo Horizonte, Fortaleza e Curitiba e chega nas próximas semanas a Recife, Brasília, Salvador, Rio e Porto Alegre.
O grupo estreou em maio, com verba de R$ 17 milhões do empresário alemão Klaus Hommels, também investidor dos sites Skype e Facebook. Já tem 200 mil clientes.
"Vamos manter a preocupação com a qualidade dos produtos ofertados. Temos um know-how sobre o público brasileiro que o Groupon não tem", diz Marcelo Macedo, um dos sócios do Clickon.
Ofertas
A rápida proliferação de páginas de compra coletiva provocou o surgimento de um novo tipo de site, que agrega as ofertas.
Já está no ar, embora em estágio beta, o Zipme (zipme.com.br), que reúne em um mesmo ambiente as ofertas de compra coletiva do diversos sites.
"Tivemos a ideia de criar o Zipme ao nos colocarmos na posição do consumidor. São tantos sites que fica difícil acompanhar todas as ofertas", explica Guilherme Wroclawski, um dos fundadores.

Nenhum comentário: