Na mensagem, assinada pela porta-voz da Zynga, Shernaz Daver, a empresa confirma que reteve 50% das doações feitas ao Haiti no ano passado.
Para entender o caso
O game Farmville tem quase 80 milhões de usuários no mundo --por volta de 20% do total de usuários da rede de relacionamentos Facebook.
No Brasil, o aplicativo é o mais popular entre usuários dessa rede social: 1,125 milhão de pessoas estiveram no jogo em janeiro (por volta de 15% dos usuários brasileiros do site), de acordo com dados do Ibope.
Em janeiro último, dias após o terremoto do Haiti, surgiu um ícone em FarmVille que, ao ser clicado, convidava os jogadores a doar US$ 10, US$ 20, US$ 30 ou US$ 40 para as vítimas. A janela ainda perguntava: "Quanto você quer doar?". E então surgiam opções para se gastar US$ 10, US$ 20, US$ 30 ou US$ 40. Após efetuar o pagamento com cartão de crédito, o jogador descobria que não estava contribuindo diretamente com o Haiti, e sim comprando o dinheiro virtual do jogo.
O dinheiro comprado não tinha vínculo algum com o Haiti de fato. Se quisesse contribuir com as vítimas, aí sim o internauta teria de iniciar plantações e colheitas de milho branco virtual (a popular canjica), e somente o que fosse plantado e colhido é que seria enviado ao Haiti.
A Zynga afirma que doou "100% do plantado em milho branco nos primeiros cinco dias da campanha. A empresa não informou quanto arrecadou nos 11 dias seguintes, e o que ocorreu como esse dinheiro. Quem comprou US$ 40 em FV$, por exemplo, jamais conseguiria gastar o total, porque a campanha tinha duração preestabelecida, e não haveria tempo para contribuir com os FV$ 240 adquiridos.
A sobra de FV$, após dez dias de colheita, só poderia ser usada novamente no jogo --comprando bens, animais e ou decorações virtuais para as fazendinhas. A porta-voz da empresa nega esta informação, mas a Folha Online a confirmou, efetuando a doação (compra) máxima.
No Brasil, o aplicativo é o mais popular entre usuários dessa rede social: 1,125 milhão de pessoas estiveram no jogo em janeiro (por volta de 15% dos usuários brasileiros do site), de acordo com dados do Ibope.
Em janeiro último, dias após o terremoto do Haiti, surgiu um ícone em FarmVille que, ao ser clicado, convidava os jogadores a doar US$ 10, US$ 20, US$ 30 ou US$ 40 para as vítimas. A janela ainda perguntava: "Quanto você quer doar?". E então surgiam opções para se gastar US$ 10, US$ 20, US$ 30 ou US$ 40. Após efetuar o pagamento com cartão de crédito, o jogador descobria que não estava contribuindo diretamente com o Haiti, e sim comprando o dinheiro virtual do jogo.
O dinheiro comprado não tinha vínculo algum com o Haiti de fato. Se quisesse contribuir com as vítimas, aí sim o internauta teria de iniciar plantações e colheitas de milho branco virtual (a popular canjica), e somente o que fosse plantado e colhido é que seria enviado ao Haiti.
A Zynga afirma que doou "100% do plantado em milho branco nos primeiros cinco dias da campanha. A empresa não informou quanto arrecadou nos 11 dias seguintes, e o que ocorreu como esse dinheiro. Quem comprou US$ 40 em FV$, por exemplo, jamais conseguiria gastar o total, porque a campanha tinha duração preestabelecida, e não haveria tempo para contribuir com os FV$ 240 adquiridos.
A sobra de FV$, após dez dias de colheita, só poderia ser usada novamente no jogo --comprando bens, animais e ou decorações virtuais para as fazendinhas. A porta-voz da empresa nega esta informação, mas a Folha Online a confirmou, efetuando a doação (compra) máxima.
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