O preço baixíssimo do novo tablet Kindle Fire está despertando questões
sobre a capacidade da Amazon.com para atender à demanda pelo aparelho e
seu possível efeito sobre as margens de lucros já baixas da empresa.
Jeff Bezos, o bilionário presidente-executivo da Amazon, mostrou o Fire
na quarta-feira, anunciando preço de US$ 199, inferior ao esperado.
Bezos anunciou que a companhia estava produzindo "milhões" de unidades
do novo aparelho, sem acrescentar números mais específicos. Mas instou
os consumidores a fazerem pré-encomendas do produto o mais cedo que
pudessem.
"Quando Bezos disse que as pessoas deveriam pedir o mais rápido
possível, não estava apenas promovendo as vendas", disse Brian Blair,
analista da Wedge Partners. "Estava também anunciando às pessoas que os
estoques do Fire vão se esgotar."
Quando o primeiro Kindle foi lançado, em 2007, a Amazon não produziu o
aparelho em volume suficiente e o estoque inicial se esgotou em menos de
uma semana. Isso implicou em vendas perdidas e em colocar o aparelho
nas mãos de menor número de clientes, prejudicando a adoção rápida.
"Espero que tenham aprendido a lição que isso ensinou", disse Vinita
Jakhanwal, analista da IHS iSuppli, que estuda as cadeias de suprimentos
do setor de eletrônicos.
Porta-vozes da Amazon não responderam a pedidos de comentários na quinta-feira.
A Amazon encomendou entre quatro milhões e cinco milhões de telas para o
Fire no quarto trimestre, um volume "bastante significativo," disse
Jakhanwal.
Mas a tecnologia usada nas telas do Fire já está em circulação há pelo
menos um ano, e vem sendo produzida em volume elevado, o que reduz a
chance de uma escassez de componentes, disse Jakhanwal.
Um dos componentes que enfrentava escassez de oferta no primeiro
semestre de 2011 eram as telas de 10 polegadas, em larga medida devido
ao iPad, de acordo com Bradley Gastwirth, do grupo de pesquisa de
tecnologia ABR Investment Strategy.
"Essa deve ter sido uma das principais razões para que a Amazon começasse com o formato de sete polegadas", disse.
O preço de US$ 199 também causa preocupações aos analistas quanto às margens de lucros da Amazon.
A companhia sempre concorre agressivamente em termos de preços, e muitas
vezes absorve prejuízos ao ingressar em novos mercados. Gene Munster,
analista da PiperJaffray, estima que a companhia possa perder US$ 50 com
cada Fire vendido.
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