Analistas acreditam que a tela do aparelho terá 7 polegadas (18 cm de diâmetro, menor do que os 25 cm do iPad) e será sensível ao toque, ao contrário da do Kindle, aparelho para leitura de livros da própria Amazon.
Passageiro lê em seu Kindle, e-reader da Amazon, no metrô |
O aparelho, que segundo o blog TechCrunch vai se chamar Kindle Fire, custará nos EUA metade do preço do iPad mais barato (US$ 499) e deve estar no mercado nos próximos meses, antes do Natal. No Brasil, não há previsão.
"A primeira coisa que os consumidores fazem nos tablets é ver e-mails", disse ao "New York Times" Sarah Roman Epps, analista da empresa Forrester. "A segunda é navegar na internet. Depois, jogar e ver vídeos. A Amazon vai oferecer o tablet de que muitos consumidores precisam." Ela estima que a empresa venderá, inicialmente, 5 milhões de unidades.
ESTRATÉGIA DISTINTA
Uma após a outra, empresas de tecnologia foram seduzidas a entrar no mercado de tablets. A Apple tornou esse nicho atraente ao vender 29 milhões de iPads em seus primeiros 15 meses.
Segundo o jornal americano, a Amazon parece ser o competidor mais bem preparado para enfrentar o iPad.
Enquanto a Apple vende filmes, música e livros para comercializar seus tablets, a Amazon comercializa aparelhos para vender livros, filmes e música. A Apple nunca enfrentou um oponente com estratégia tão diferente.
O que torna a Amazon uma real ameaça à Apple, escreveu Epps em um artigo recente, é que a empresa busca clientes que usem tablets apenas para entretenimento. Como o uso para fins não profissionais representa dois terços do total, ela conclui que a Apple finalmente terá que levar um competidor a sério.
POSSÍVEIS PROBLEMAS
Uma das características que podem afetar as vendas da primeira versão do tablet da Amazon é a tela pequena.
A reportagem do "Times" cita uma frase de Steve Jobs, criador da Apple, de que jamais faria um dispositivo nessas dimensões por acreditar que "a tela é muito pequena para expressar o software".
Outro diferencial do iPad --e dos demais produtos da Apple-- é o design. As pessoas compram os equipamentos também pela qualidade do acabamento. Para críticos, o primeiro Kindle parecia uma calculadora gigante.
A disputa entre Amazon e Apple será uma batalha entre a empresa que criou o primeiro e-reader popular (e revolucionou a forma como livros são consumidos) e a que criou o primeiro tablet popular (e criou a revolução ainda em curso de como entretenimento e diversas mídias são consumidos hoje).
Para Anthony DiClemente, analista da Barclays, "o consumidor será o vencedor".
Nenhum comentário:
Postar um comentário