quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Facebook anuncia sistema para compartilhar música e vídeo

Mark Zuckerberg, executivo-chefe do Facebook, lançou hoje um novo sistema para compartilhar música e vídeos na rede social, em parceria com empresas como Spotify e Netflix.
Zuckerberg fez uma demonstração do novo aplicativo, passeando por perfis de seus amigos e checando quem está ouvindo o quê. Depois, clicou numa pessoa que ouvia Jay-Z e depois em outra que ouvia Nirvana. As músicas tocaram para a platéia, que aplaudiu entusiasmada.
Os usuários também podem criar uma página perfil só de música, que outras pessoas podem acessar e tocar canções também.
"Trabalhamos com muitas empresas para fazer isso funcionar", disse Zuckerberg, chamando no telão diversos logos de firmas parceiras, como Rhapsody, Rdio e Turntable.
Entre parceiros de vídeos, além do Netflix, também foram citados Hulu.com, Imdb.com, DirecTV e Blockbuster.
Os executivos-chefes do Spotify, Daniel Ek, e da Netflix, Reed Hastings, apareceram no palco para falar sobre seus produtos.
O serviço de música em streaming, que chegou aos EUA em julho e tem 10 milhões de usuários, não está disponível no Brasil.
Durante a conferência anual do Facebook, F8, diversos outros aplicativos foram apresentados, como um para compartilhar receitas ou rotas de corridas. Novos "botões" também foram acrescentados com os novos serviços: agora dá para "ouvir", "ver" ou "cozinhar", por exemplo.
Segundo a assessoria de imprensa do Facebook no Brasil, as mudanças anunciadas começam a ser implementadas "já nas próximas semanas". Novos serviços estarão disponíveis no país, "mas ainda haverá a definição de parceiros locais".
Público do F8, conferência do Facebook que acontece em San Francisco
F8
"Haverá novas maneiras para as pessoas usarem aplicativos para compartilhar todas suas experiencias --desde as pequenas coisas que eles fazem todos os dias até os eventos mais importantes de suas vidas", disse Zuckerberg, no material distribuído à imprensa.
Ao começar sua apresentação, Zuckerberg reforçou essa visão, ao dizer que o Facebook passou os últimos cinco anos agregando usuários, e o próximo ano será definido pelo engajamento deles na rede social.
"Neste ano o F8 é sobre criar um jeito completamente diferente para desenvolvedores ajudarem as pessoas a contar a história de suas vidas", diz Mark Zuckerberg, no material à imprensa.
Cerca de 2.000 pessoas participam do evento, que acontece num moderno galpão no centro da cidade. Quinze minutos antes da apresentação, ao abrirem as portas para o salão, houve correria dos presentes para pegar os melhores lugares (cadeiras de plástico). "Não corram", gritava uma funcionária. O local tem três telões para os que ficaram no fundão.
Ao contrário da organização cirúrgica de eventos de outras empresas de tecnologia, teve gente reclamando da falta de informações e confusão na hora do cadastro.
Café da manhã com frutas, iogurte, café e sucos foi servido aos participantes, a maioria desenvolvedores de aplicativos.
Após um cadastro inicial para entrar no F8, os presentes eram convidados para se registrar também no Facebook, por meio de um cartão acoplado na credencial. Com ele, o usuário pode "interagir" com várias estações de madeira distribuídas pelo galpão, compartilhando fotos e links com seus amigos da rede social.

Nenhum comentário: