A Sony conquistou alguns jogadores depois que começou a oferecer acesso
gratuito a conteúdo premium da PlayStation Network como forma de
compensar o vazamento de detalhes pessoais de 78 milhões de contas de
usuários.
Muitos usuários do PlayStation em todo o mundo ficaram zangados e
frustrados com a demora da Sony em alertá-los sobre uma das maiores
violações de segurança na história da Internet. Um primeiro aviso da
empresa só surgiu uma semana depois que a Sony detectou um problema na
rede, em 19 de abril.
No domingo, a empresa pediu desculpas e disse que reativará a
PlayStation Network gradativamente, com segurança ampliada, e que
oferecerá alguns conteúdos gratuitos aos usuários.
"O estrago está feito para a Sony não importa em que escala a empresa
venha distribuir conteúdo a essa altura. A companhia terá que realizar
um esforço prolongado para reconquistar a confiança dos clientes", disse
Jay Defibaugh, diretor de pesquisa de ações da MF Global, em Tóquio.
"Qualquer coisa que solape a disposição dos consumidores de fornecer
detalhes de cartão de crédito à Sony representa um problema para sua
estratégia de redes", disse.
A Sony anunciou no domingo que oferecerá conteúdos gratuitos, o que
inclui 30 dias de acesso grátis a um serviço premium, para os usuários
existentes, e que em certas regiões pagará os custos de renovação de
cartões de crédito. Essa compensação só será paga caso o usuário tenha
sofrido danos com a invasão da PSN, informou a empresa sem acrescentar
detalhes.
A notícia causou milhares de comentários no blog do PlayStation e na página da empresa no Facebook, muitos dos quais positivos.
"É bom descobrir que a Sony respeita e se preocupa tanto com seus
clientes", afirmou um usuário identificado como "Ragabunny".
"Honestamente, jamais duvidei da Sony quanto a isso. Como proprietário
do PlayStation desde o primeiro console, sempre soube que eles são bons
em reconhecer problemas em sua infraestrutura e no mundo dos jogos."
Outros manifestaram insatisfação. "O ponto é que vocês pegaram nosso
dinheiro e não protegeram nossos dados pessoais e de cartão de crédito.
Nem sei como vocês poderiam compensar isso", afirmou um usuário do site
identificado como "rawstory".
Alguns usuários comentaram ainda que vão ter interesse em registrar dados de cartão de crédito na rede no futuro.
"Apesar de eu nunca mais colocar informações do meu cartão em suas mãos
de novo, se eu vier a comprar qualquer coisa da PSN vai ser via cartões
pré-pagos", disse o usuário "leukoplast".
O Goldman Sachs estimou que o impacto total no resultado da empresa deve
ficar abaixo dos 50 bilhões de ienes (615,5 milhões de dólares). Muitos
usuários abrem múltiplas contas e o número total de cartões de crédito
válidos registrados na rede é de 10 milhões.
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