A plataforma Google Android perdeu parte de sua atração junto aos
produtores de software que ainda se mostram mais interessados na Apple,
enquanto Research in Motion e Microsoft ficaram ainda mais para trás das
duas líderes, de acordo com uma pesquisa sobre os aparelhos para os
quais é mais provável que sejam desenvolvidos aplicativos.
Os criadores de software parecem ter moderado seu entusiasmo pela
avalanche de computadores tablet que estão sendo lançados para tentar
enfrentar o imenso sucesso do Apple iPad.
O Android para tablets e os aplicativos para o PlayBook, que acaba de
ser lançado pela RIM, perderam espaço, afirma a pesquisa publicada nesta
terça-feira.
As intenções dos criadores de programas são um indicador útil quanto ao
interesse mais amplo por uma plataforma, à medida que os consumidores se
deixam atrair por aparelhos capazes de executar tarefas específicas,
tais como acompanhar notícias ou preços de ações, calcular que distância
eles correram ou encontrar restaurantes próximos.
O Apple iPhone tem a atenção de mais de 90% dos produtores de software
entrevistados pelo grupo de pesquisa IDC e pela plataforma para
aplicativos Appcelerator. Enquanto isso, 86% deles planejam desenvolver
aplicativos para o iPad e 85 % estão "muito interessados" nos celulares
Android.
Abaixo disso, o interesse se dispersa, mesmo no caso do sistema para
tablets Android, com 71%, que causa preocupações entre os programadores
quanto à possibilidade de fragmentação e devido ao interesse discreto
dos consumidores pelos produtos como o tablet Xoom, da Motorola
Mobility, que já usam a plataforma.
Para os programadores, "está se tornando problemático decidir firmemente
quanto aos aplicativos Android e determinar se estão pisando em terra
firme, pelo menos no momento', disse Scott Schwarzhoff, da Appcelerator.
A parceria entre a Microsoft e a Nokia provavelmente terá o maior
impacto sobre aqueles que estão tentando recuperar o atraso diante da
Apple e Google, informa a pesquisa, e a decisão da RIM de permitir o uso
do Android em seu tablet PlayBook deve ajudar a fabricante do
BlackBerry.
O interesse pelo Windows Phone 7, da Microsoft, e pelo BlackBerry para celulares caiu de cerca de 40% para abaixo dos 30%.
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