O Facebook começou nesta terça-feira a oferecer a usuários de cinco
cidades nos Estados Unidos cupons de desconto em vários tipos de
serviços, desde degustação de vinhos a ingressos para shows, aumentando a
rivalidade em um mercado que já era muito competitivo.
Os cupons de desconto, que usuários da rede social podem comprar
diretamente no serviço, oferecem preços menores ou acesso a bens com
disponibilidade limitada. O Facebook ficará com uma parcela do valor de
cada transação, embora a companhia não tenha revelado a porcentagem.
Com o novo serviço, o Facebook se torna a última grande empresa da
internet a estrear no mercado de compras coletivas, cujo pioneiro foi o
Groupon há alguns anos. Na semana passada, o Google começou a fazer
publicidade de um novo serviço de descontos chamado Offers para usuários
de Portland, no Oregon, com planos de expandi-lo para São Francisco e
Nova York, e a Amazon.com investiu 175 milhões de dólares na
LivingSocial em dezembro.
O Facebook, maior rede social do mundo com mais de 500 milhões de
usuários, está apostando que a interação social ajudará a distingui-la
das dezenas de companhias que atualmente oferecem compras coletivas.
Os cupons oferecidos no Facebook são especificamente designados para
atividades em grupo, como rafting em rios, em vez de itens para somente
um indivíduo, como um par de jeans com desconto. Os usuários do Facebook
podem recomendar compras interessantes para seus amigos no serviço.
"Não é como se simplesmente pegássemos o modelo de negócios de outra
empresa e o forçássemos a se adequar ao Facebook", disse Emily White,
diretora de produtos locais do Facebook.
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