Dois dias depois de apresentar um tablet próprio, a Microsoft anunciou a nova versão de seu sistema operacional móvel, o Windows Phone 8.
O lançamento aconteceu nesta quarta-feira (20), em San Francisco, durante o Windows Phone Developer Summit, evento voltado para desenvolvedores da plataforma.
Joe Belfiore, vice-presidente de Windows Phone da Microsoft, anuncia o Windows Phone 8 |
Para resolver um dos maiores pontos fracos do sistema, o baixo número de aplicativos em comparação com a concorrência, a Microsoft simplificou o processo de portabilidade de apps de Android e iOS. Desenvolvedores terão mais facilidade para transportarem seus programas para a plataforma, sem a necessidade de reescrever tantas linhas de código.
A tela inicial será mais personalizável: se você usa muito SMS, por exemplo, o tamanho do bloco dinâmico dessa função ("tile", em inglês) poderá ocupar mais espaço. O usuário poderá escolher entre três tamanhos para os ícones.
À esq., tela do Windows 8; à dir., o Windows Phone 8 |
O sistema também suportará outras resoluções, além da 800x480. Aparelhos com Windows Phone 8 podem ter 1280x768 e 1280x720. De acordo com a Microsoft, todos os aplicativos vão rodar normalmente no novo sistema e nas novas resoluções de tela.
O sistema de mapas será da Nokia, que funcionará mesmo se o celular estiver off-line.
Outra novidade é que o Windows Phone 8 terá suporte ao NFC (Near Field Communication), tecnologia para comunicação sem fio, de curta distância, entre dispositivos. Como uma das funções mais importantes do padrão é utilizá-lo para pagamentos, o WP 8 virá com uma carteira virtual embarcada.
A nova versão do navegador da empresa, o Internet Explorer 10, virá junto com o sistema contará com a tecnologia SmartScreen de "anti-phishing", para proteger os usuários de ameaças virtuais.
A Microsoft disse que usuários da versão 7.5 do sistema, de codinome Mango, lançado em setembro do ano passado, não poderão atualizar para a versão 8. Algumas funções novas poderão ser aproveitadas no Windows Phone 7.8.
Nenhum comentário:
Postar um comentário