O filósofo Pierre Lévy, uma das maiores referências em cibercultura no mundo, refutou ontem a ideia de que o uso de ferramentas digitais e da internet em sala de aula possa prejudicar o desempenho do aluno.
Na visão do francês, professor de ciências educacionais na Universidade de Paris-Nanterre, criticar esses recursos como fontes pedagógicas é como culpar a linguagem pela existência de mentiras.
"O problema é a falta de disciplina [do usuário]. São as pessoas que conduzem mal [os recursos]", disse, após palestra para educadores em Brasília.
Ele pondera, porém, que o uso de equipamentos digitais só será possível a partir do momento em que o professor estiver a par das novas ferramentas. "Não podemos ensinar o que não conhecemos."
Por isso, ele se mostrou favorável à medida do Ministério da Educação que prevê a aquisição de tablets para professores do ensino médio.
A presença dos tablets, aliás, será cada vez mais expressiva no dia a dia das escolas e universidades, avalia.
Ele acredita que o material escolar tradicional dará lugar a aparelhos como esses. "Isso já está em curso."
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