O sigilo que envolveu o Surface corre o risco de indispor parceiros de hardware da Microsoft e marca uma mudança da tradição da empresa de software de trabalhar em estreita colaboração com empresas de hardware para testar e ajustar cada novo produto.
Ele também ressalta como a Microsoft está começando a adotar páginas da cartilha da Apple, mantendo as suas cartas na manga enquanto trabalha para reinventar a franquia Windows e entrar no negócio de hardware.
O mais cedo que os parceiros pessoais da Microsoft de computação foram informados sobre o tablet foi sexta-feira passada, apenas três dias antes de ele ser mostrado à imprensa em um evento em Los Angeles, de acordo com fontes na indústria de tecnologia dos EUA e de Taiwan que falaram sob a condição de anonimato.
Na sexta-feira (15), o chefe do Windows, Steven Sinofsky, fez uma rodada de telefonemas a parceiros, mas deu apenas pequenos detalhes, sem revelar o nome do gadget nem as suas especificações, disseram à Reuters duas pessoas próximas a parceiros da Microsoft.
Com isso, os principais parceiros da Microsoft ficaram num modo de "esperar para ver" e tiveram que acompanhar o noticiário para obter mais detalhes, disse uma das fontes.
O presidente-executivo da Microsoft, Steve Ballmer, disse a jornalistas que a empresa havia informado seus maiores parceiros de fabricação de hardware sobre o tablet.
Fontes da Acer e da Asus, respectivamente a quarta e a quinta maiores fabricantes de PCs do mundo, disseram que a primeira vez que tinham ouvido falar dos novos tablets foi na conferência de Ballmer, na segunda-feira (18).
"Nenhum dos altos executivos havia ouvido a notícia na semana passada", disse um executivo da Acer, que acrescentou que eles ainda estavam buscando mais detalhes. "Estamos muito surpresos."
O Surface marca uma importante mudança estratégica para a Microsoft, antes da divulgação esperada de seu novo sistema operacional Windows 8 no quarto trimestre deste ano.
A Microsoft já está se colocando como um concorrente direto, rompendo com um modelo de 37 anos em que havia licenciado o software para fabricantes de equipamentos originais (OEMs), como Dell e HP.
O fato de alguns dos parceiros da Microsoft não terem sido informados previamente sobre o Surface levou a um "sentimento de traição" na indústria, de acordo com uma fonte.
"Este sempre foi um ponto de discórdia entre as OEMs e a Microsoft --a entrada da Microsoft no espaço do hardware", disse uma segunda fonte.
Competir diretamente com os fabricantes de PC pode danificar uma relação que há muito tempo dominou o mundo da informática, na qual 9 em cada 10 PCs rodam Windows.
"A estratégia pode afetar a disposição dos fabricantes de dispositivos para trabalhar tão estreitamente com a Microsoft, uma vez que ela irá agora ser vista tanto como concorrente quanto como parceira", disse Andrew Milroy, vice-presidente de pesquisa da ITC para a Ásia-Pacífico da Frost & Sullivan, em Cingapura.
A mudança da Microsoft, dizem os analistas, é resultado da crescente influência da Apple, cujo iPad está ameaçando o mercado de notebooks. Notebooks são ainda em grande parte um negócio dominado pelo Windows, mas seu crescimento é uma fração daquele visto no mercado de tablets.
SABIA DE ANTEMÃO
A Microsoft tem trabalhado em estreita colaboração com seus parceiros, que, segundo analistas, pagam até 10% dos seus custos de material para licenciar o Windows.
A HP se recusou a comentar se recebeu um aviso prévio sobre o Surface, assim como a Dell. Um porta-voz da Dell disse: "Continuamos parceiros comprometidos com a Microsoft. Continuamos comprometidos com o Windows 8 e teremos um tablet no momento do lançamento."
Outra fabricante de PCs da Ásia, a chinesa Lenovo, também se recusou a comentar algo além de "a Microsoft tem sido e continuará a ser um dos parceiros mais valorizados da Lenovo".
O Surface, tablet da Microsoft; parceiros de hardware da empresa foram surpreendidos |
Ele também ressalta como a Microsoft está começando a adotar páginas da cartilha da Apple, mantendo as suas cartas na manga enquanto trabalha para reinventar a franquia Windows e entrar no negócio de hardware.
O mais cedo que os parceiros pessoais da Microsoft de computação foram informados sobre o tablet foi sexta-feira passada, apenas três dias antes de ele ser mostrado à imprensa em um evento em Los Angeles, de acordo com fontes na indústria de tecnologia dos EUA e de Taiwan que falaram sob a condição de anonimato.
Na sexta-feira (15), o chefe do Windows, Steven Sinofsky, fez uma rodada de telefonemas a parceiros, mas deu apenas pequenos detalhes, sem revelar o nome do gadget nem as suas especificações, disseram à Reuters duas pessoas próximas a parceiros da Microsoft.
Com isso, os principais parceiros da Microsoft ficaram num modo de "esperar para ver" e tiveram que acompanhar o noticiário para obter mais detalhes, disse uma das fontes.
O presidente-executivo da Microsoft, Steve Ballmer, disse a jornalistas que a empresa havia informado seus maiores parceiros de fabricação de hardware sobre o tablet.
Fontes da Acer e da Asus, respectivamente a quarta e a quinta maiores fabricantes de PCs do mundo, disseram que a primeira vez que tinham ouvido falar dos novos tablets foi na conferência de Ballmer, na segunda-feira (18).
"Nenhum dos altos executivos havia ouvido a notícia na semana passada", disse um executivo da Acer, que acrescentou que eles ainda estavam buscando mais detalhes. "Estamos muito surpresos."
O Surface marca uma importante mudança estratégica para a Microsoft, antes da divulgação esperada de seu novo sistema operacional Windows 8 no quarto trimestre deste ano.
A Microsoft já está se colocando como um concorrente direto, rompendo com um modelo de 37 anos em que havia licenciado o software para fabricantes de equipamentos originais (OEMs), como Dell e HP.
O fato de alguns dos parceiros da Microsoft não terem sido informados previamente sobre o Surface levou a um "sentimento de traição" na indústria, de acordo com uma fonte.
"Este sempre foi um ponto de discórdia entre as OEMs e a Microsoft --a entrada da Microsoft no espaço do hardware", disse uma segunda fonte.
Competir diretamente com os fabricantes de PC pode danificar uma relação que há muito tempo dominou o mundo da informática, na qual 9 em cada 10 PCs rodam Windows.
"A estratégia pode afetar a disposição dos fabricantes de dispositivos para trabalhar tão estreitamente com a Microsoft, uma vez que ela irá agora ser vista tanto como concorrente quanto como parceira", disse Andrew Milroy, vice-presidente de pesquisa da ITC para a Ásia-Pacífico da Frost & Sullivan, em Cingapura.
A mudança da Microsoft, dizem os analistas, é resultado da crescente influência da Apple, cujo iPad está ameaçando o mercado de notebooks. Notebooks são ainda em grande parte um negócio dominado pelo Windows, mas seu crescimento é uma fração daquele visto no mercado de tablets.
SABIA DE ANTEMÃO
A Microsoft tem trabalhado em estreita colaboração com seus parceiros, que, segundo analistas, pagam até 10% dos seus custos de material para licenciar o Windows.
A HP se recusou a comentar se recebeu um aviso prévio sobre o Surface, assim como a Dell. Um porta-voz da Dell disse: "Continuamos parceiros comprometidos com a Microsoft. Continuamos comprometidos com o Windows 8 e teremos um tablet no momento do lançamento."
Outra fabricante de PCs da Ásia, a chinesa Lenovo, também se recusou a comentar algo além de "a Microsoft tem sido e continuará a ser um dos parceiros mais valorizados da Lenovo".
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