quarta-feira, 20 de junho de 2012

Parceiros da Microsoft foram pegos de surpresa por tablet Surface

A Microsoft manteve os seus parceiros de computadores pessoais em grande parte no escuro sobre seus planos para lançar um tablet concorrente. Alguns colaboradores de longa data souberam do novo gadget apenas alguns dias antes de sua apresentação, segundo pessoas com conhecimento do assunto.
O sigilo que envolveu o Surface corre o risco de indispor parceiros de hardware da Microsoft e marca uma mudança da tradição da empresa de software de trabalhar em estreita colaboração com empresas de hardware para testar e ajustar cada novo produto.
O Surface, tablet da Microsoft; parceiros de hardware da empresa foram surpreendidos

Ele também ressalta como a Microsoft está começando a adotar páginas da cartilha da Apple, mantendo as suas cartas na manga enquanto trabalha para reinventar a franquia Windows e entrar no negócio de hardware.
O mais cedo que os parceiros pessoais da Microsoft de computação foram informados sobre o tablet foi sexta-feira passada, apenas três dias antes de ele ser mostrado à imprensa em um evento em Los Angeles, de acordo com fontes na indústria de tecnologia dos EUA e de Taiwan que falaram sob a condição de anonimato.
Na sexta-feira (15), o chefe do Windows, Steven Sinofsky, fez uma rodada de telefonemas a parceiros, mas deu apenas pequenos detalhes, sem revelar o nome do gadget nem as suas especificações, disseram à Reuters duas pessoas próximas a parceiros da Microsoft.
Com isso, os principais parceiros da Microsoft ficaram num modo de "esperar para ver" e tiveram que acompanhar o noticiário para obter mais detalhes, disse uma das fontes.
O presidente-executivo da Microsoft, Steve Ballmer, disse a jornalistas que a empresa havia informado seus maiores parceiros de fabricação de hardware sobre o tablet.
Fontes da Acer e da Asus, respectivamente a quarta e a quinta maiores fabricantes de PCs do mundo, disseram que a primeira vez que tinham ouvido falar dos novos tablets foi na conferência de Ballmer, na segunda-feira (18).
"Nenhum dos altos executivos havia ouvido a notícia na semana passada", disse um executivo da Acer, que acrescentou que eles ainda estavam buscando mais detalhes. "Estamos muito surpresos."
O Surface marca uma importante mudança estratégica para a Microsoft, antes da divulgação esperada de seu novo sistema operacional Windows 8 no quarto trimestre deste ano.
A Microsoft já está se colocando como um concorrente direto, rompendo com um modelo de 37 anos em que havia licenciado o software para fabricantes de equipamentos originais (OEMs), como Dell e HP.
O fato de alguns dos parceiros da Microsoft não terem sido informados previamente sobre o Surface levou a um "sentimento de traição" na indústria, de acordo com uma fonte.
"Este sempre foi um ponto de discórdia entre as OEMs e a Microsoft --a entrada da Microsoft no espaço do hardware", disse uma segunda fonte.
Competir diretamente com os fabricantes de PC pode danificar uma relação que há muito tempo dominou o mundo da informática, na qual 9 em cada 10 PCs rodam Windows.
"A estratégia pode afetar a disposição dos fabricantes de dispositivos para trabalhar tão estreitamente com a Microsoft, uma vez que ela irá agora ser vista tanto como concorrente quanto como parceira", disse Andrew Milroy, vice-presidente de pesquisa da ITC para a Ásia-Pacífico da Frost & Sullivan, em Cingapura.
A mudança da Microsoft, dizem os analistas, é resultado da crescente influência da Apple, cujo iPad está ameaçando o mercado de notebooks. Notebooks são ainda em grande parte um negócio dominado pelo Windows, mas seu crescimento é uma fração daquele visto no mercado de tablets.
SABIA DE ANTEMÃO
A Microsoft tem trabalhado em estreita colaboração com seus parceiros, que, segundo analistas, pagam até 10% dos seus custos de material para licenciar o Windows.
A HP se recusou a comentar se recebeu um aviso prévio sobre o Surface, assim como a Dell. Um porta-voz da Dell disse: "Continuamos parceiros comprometidos com a Microsoft. Continuamos comprometidos com o Windows 8 e teremos um tablet no momento do lançamento."
Outra fabricante de PCs da Ásia, a chinesa Lenovo, também se recusou a comentar algo além de "a Microsoft tem sido e continuará a ser um dos parceiros mais valorizados da Lenovo".

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