A publicação de conteúdo via internet e o acesso à informação na web
devem ser livres, defendeu Bob Boorstin, diretor de políticas públicas
do Google, durante o Google Press Summit 5.0, evento promovido pela
empresa até sexta (4) em Santiago (Chile).
Nesse cenário, afirmou o executivo, limites devem ser discutidos "caso a caso".
"Nos EUA, talvez tivesse sido possível evitar um pouco da crise
econômica se houvesse mais gente a par do que realmente estava
acontecendo no mercado imobiliário [que deu origem à turbulência
financeira global de 2008]", disse.
"Quais são os limites [da divulgação de informações]? Isso deve ser
analisado caso a caso, para verificar quais são os envolvidos e os
efeitos da exposição."
Quanto à cobrança pelo acesso a conteúdo, como o jornalístico, via
internet, o executivo disse acreditar na viabilidade de modelos
gratuitos, "embora seja preciso encontrar uma forma de dar suporte
[financeiro] a essa publicação" -- ainda que não seja cobrando
diretamente por ela.
"Nos EUA, por exemplo, talvez seja tarde demais para mudar o modelo,
pois as pessoas se acostumaram a ter conteúdo gratuito na web",
acrescentou.
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