Cerca de 30% das pessoas que pretendiam comprar um netbook no ano passado acabaram optando por um iPad, segundo pesquisa do site de compras Retrevo, que ouviu mais de mil pessoas nos EUA.
Desses potenciais consumidores de netbooks, 40% afirmaram ter esperado o início das vendas do tablet da Apple antes de tomar uma decisão, mas acabaram escolhendo mesmo um laptop ultraportátil.
Outros 30% não aguardaram a chegada do iPad ao mercado --anunciado em janeiro e colocado à venda em abril-- e compraram um netbook.
A pesquisa perguntou ainda se os consumidores que não haviam comprado nenhum dos dois tipos de aparelho preferiam um netbook ou um iPad.
O iPad foi citado por 78% das pessoas, ante 22% que disseram tender para um netbook.
As características dos netbooks que mais atraem os consumidores ouvidos pela pesquisa são a dimensão e o peso reduzidos (54%), o preço (20%) e a duração da bateria (19%).
Em dois anos e meio, os netbooks venderam no mundo mais de 85 milhões de unidades, segundo a Intel.
A consultoria Gartner estima que o comércio de laptops ultraportáteis cresça 30% em 2010.
Nesta segunda-feira (31), a Apple anunciou ter vendido 2 milhões de iPads no mundo, dois meses depois da chegada do produto ao mercado.
O tablet da empresa começou a ser vendido nos EUA em 3 de abril e internacionalmente em 28 de maio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário