Os operários da linha de produção da Foxxconn, em seu complexo industrial no sul da China, terão seus salários reajustados em 30%, segundo anúncio feito nesta quarta-feira (2).
Em evento na noite de ontem, Steve Jobs disse que a Apple ainda estava "tentando entender" os acontecimentos, e acrescentou que a companhia estava com atenções voltadas a isso.
A sucessão de mortes no complexo atraiu atenção para as condições de trabalho em uma região que vem passando por crescente inquietação trabalhista. Em seus primeiros comentários públicos sobre o problema, Steve Jobs, presidente-executivo da Apple, expressou preocupação.
"É uma situação difícil", disse Jobs na terça-feira, durante a conferência All Things Digital, na Califórnia.
A Hon Hai, fabricante terceirizada de eletrônicos em Taiwan e controladora da Foxconn, declarou nesta quarta-feira que os salários aumentariam em 30% imediatamente, o que supera o aumento de 20% que a empresa havia mencionado no final do mês passado.
A companhia disse que o aumento maior que o previsto reflete a alta dos preços na China e que espera, com isso, conquistar o respeito dos operários e gerar ganhos de eficiência.
O aumento foi anunciado no mesmo dia em que a japonesa Honda Motor ofereceu um reajuste salarial de 24% para encerrar uma greve violenta em uma fábrica de autopeças instalada em uma região conhecida como "oficina do mundo".
'[A Foxconn] precisa agir assim como uma medida mais agressiva para impedir que a reputação da empresa seja mais prejudicada. Mas é improvável que tudo se acalme devido ao aumento", disse Sean Chen, que responde pela administração de um fundo de investimento de 16 bilhões de dólares taiuaneses (US$ 500 milhões) na Cathay Securities Investment Trust, em Taipei.
"A decisão certamente aumentará a pressão sobre outras indústrias instaladas no sul da China. Mas é bom ter em mente que a política da China vem sendo a de promover uma melhora nos salários dos operários do país. A única diferença é que o incidente na Foxconn pode ter acelerado o processo", acrescentou.

Nenhum comentário:
Postar um comentário