terça-feira, 10 de julho de 2012

Atualização do Windows 8 pode ser faca de dois gumes para a Microsoft

Oferecendo aos usuários do Windows 7, XP e Vista descontos para atualizarem para o Windows 8, a Microsoft pode se colocar em uma posição delicada, colhendo benefícios e críticas no mercado consumidor de sistemas operacionais.
O incentivo para utilizarem o novo OS em suas máquinas ajudará a Microsoft porque, se eles realizarem o upgrade, será menos provável que troquem a plataforma por um concorrente, como o Mac OS.
No entanto, por conta da nova interface Metro - principal inovação do Windows 8, projetada com foco na função touchscreen -, os consumidores que atualizarem agora podem ficar um tanto desapontados, já que suas máquinas não terão essa nova funcionalidade.
No mês passado, a Microsoft anunciou duas ofertas para seus consumidores, para que eles pudessem atualizar seus computadores para o novo OS. "O baixo custo da atualização é uma estratégia inteligente. O custo da atualização é a principal razão para que as pessoas continuem com versões anteriores do Windows", disse David Johnson, analista da Forrester Research.
As ofertas mostram que a Microsoft está finalmente entendendo o custo estratégico de ter milhares de consumidores com versões antigas do OS, segundo Johnson, por e-mail. Só para entender, o Windows XP, por exemplo, foi lançado em 2001. E ainda há pessoas que o utilizam.
"Forçados por seus empregadores a trabalharem com o Windows XP, foi o que levou pessoas a mudarem para Macs ou tablets", disse o analista. "A futura viabilidade da Microsoft depende de quão rápido essa novidade chegará às mãos dos usuários. Um custo elevado dessas atualizações tem desacelerado essa possibilidade."
No entanto, de acordo com Michael Silver, analista da Gartner, essa iniciativa de atualização pode ser uma faca de dois gumes, por conta da importância que as telas touchscreen, touchpads e mouses que suportam essa tecnologia têm para garantir uma boa experiência com o Windows 8.
"Muitos computadores que irão realmente fazer o Windows 8 funcionar bem não serão lançados antes do OS. As pessoas atualizando suas máquinas antigas é realmente um risco para a Microsoft, porque eles podem não ficar tão felizes quanto os usuários que terão novos computadores desenvolvidos para o novo sistema", disse Silver.
A Microsoft deveria ajudar os usuários a entender o quão adequado é o seu sistema atual para o Windows 8, mas é improvável que a companhia irá tão longe para aconselhar seus compradores a reconsiderar seus dispositivos durante a verificação de compatibilidade do novo OS, disse Silver, via e-mail.
"Pessoas que não possuem equipamentos adequados para funcionarem com a plataforma Metro, estarão se perguntando, na melhor das hipóteses, porque atualizaram ou, na pior das hipóteses, estarão lamentando sua decisão. E qualquer reclamação sobre isso é ruim para a Microsoft", disse Silver.
Uma das ofertas é destinada a consumidores que comprarem computadores com o Windows 7 entre 2 de junho e 31 de janeiro do ano que vem. Disponível em 131 lojas, essa oferta permitirá que usuários atualizem para o Windows 8 Pro por 15 dólares.
A Microsoft não revelou detalhes sobre os preços de pacotes fechados do OS, mas o equivalente atual é o Windows 7 Professional, que custa 200 dólares.
As edições do Windows 7 que poderão desfrutar dessa oferta são: Home Basic, Home Premium, Professional and Ultimate. Ela não abrange a versão Starter, a mais básica para consumidores, ou mesmo a Enterprise - projetada para ambientes corporativos.
Os consumidores que compraram computadores com Windows 7 durante o período de oferta não precisam necessariamente instalar o Windows 8 Pro. Eles poderiam instalar o sistema operacional em uma máquina mais antiga, com o Windows XP, por exemplo.
A outra oferta, anunciada esta semana, é para pessoas que compraram seu computador antes de 2 de junho e estão rodando o Windows XP, Vista ou Windows 7. Eles poderão baixar uma atualização para o Windows Pro 8 por 40 dólares, ou comprar um DVD, em uma loja de varejo, por 70 dólares. A oferta termina 31 de janeiro e, da mesma forma que a outra atualização, estará disponível em 131 lojas.
O Windows 8 Pro é a mais sofisticada das duas versões do sistema operacional para computadores e tablets que possuem processadores baseados na arquitetura x86 da Intel e AMD. A outra versão é chamada simplesmente de Windows 8. Ambas vêm com a plataforma Metro e com a opção para usar o desktop tradicional do Windows.

Nenhum comentário: