quinta-feira, 26 de julho de 2012

BitTorrent propõe modelo para compartilhar receita com artistas


A companhia de compartilhamento de arquivos BitTorrent começou a testar um modelo de anúncio no qual a empresa poderia compartilhar a receita obtida pela publicidade com os produtores de conteúdo cujo trabalho é baixado por meio do serviço, prometendo uma maneira na qual artistas possam monetizar o compartilhamento informal de conteúdos digitais. 
O BitTorrent está lançando o modelo por meio de um programa piloto, utilizando uma seleção de músicas do cantor de hip-hop DJ Shadow. A música é promovida visivelmente no site e, quando os usuários fazem o download, eles também podem optar por baixar diversos softwares gratuitos, como o RealPlayer, por exemplo. Cada vez que uma pessoa baixar o app, a fabricante irá pagar ao BitTorrent uma taxa de publicidade, que será dividida com o cantor, de acordo com informações da empresa.
O site enxerga este modelo de compartilhamento de receita como “uma maneira potencialmente sustentável para todos os artistas monetizarem o BitTorrent”, declarou a empresa. O BitTorrent afirma ter 150 milhões de usuários ativos e disse que o protocolo de compartilhamento de arquivos que introduziu é responsável por um quinto de todo tráfego de internet no mundo. 
Assim como outros sites de compartilhamento de documentos, o serviço frequentemente é apontado como um ponto de distribuição de materiais de infringem copyrights. A indrústria do entretenimento afirma que essa prática priva injustamente os artistas de continuarem com seu trabalho, todavia,  alguns usuários do BitTorrent compartilham arquivos que não são protegidos por direitos autorais. 
Rebecca Lieb, analista do Altimeter Group, enxergou a proposta como um esforço para desenvolver mais meios de obtenção de receita. O BitTorrent já possui formas de exibição de anúncios, porém o programa anunciado esta semana levaria à promoção de conteúdos adicionais, afirmou Lieb, como se o site cobrasse artistas e seus empresários para mostrar seu conteúdo, além de compartilhar a receita de publicidade obtida. 
“O negócio da música é muito complicado, as pessoas fazem de tudo para ganhar visibilidade. Não é fácil ser muito visível no iTunes, assim como não era fácil conseguir um espaço na Tower Records 20 anos atrás se você era desconhecido”, comparou. “[A iniciativa] é um modelo realmente interessante para romper com os métodos de distribuição de música e mídia digital” afirmou. 

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