terça-feira, 17 de julho de 2012

Marissa Mayer vai conseguir reavivar o Yahoo!?

Após 13 anos de Google, Marissa Mayer foi escolhida para ser a nova CEO do Yahoo!. Com isso, ela assumiu a difícil tarefa de reconduzir o portal para o crescimento.

Mayer chegou ao Google em 1999 e foi a 20ª funcionária empregada por Sergey Brin e Larry Page. Ela entrou na empresa logo após se formar na Universidade de Stanford, e foi por anos a principal porta-voz do Google.

Agora, ela deixa a empresa para encarar um grande desafio na carreira: comandar o Yahoo!, que sofre há anos com uma crise interna. Será que ela está preparada para essa tarefa?

Mayer vai ter que continuar a tomar algumas das decisões dos tempos de Scott Thompson, que saiu da empresa em abril. Uma delas é definir quais produtos continuarão, quais serão desativados, quais serão prioritários e quais ficarão em segundo plano.

O Yahoo! também está bastante atrasado em sua versão mobile. A empresa já foi forte em dispositivos móveis, mas isso ficou para trás. Hoje, a Apple, Google e até a Microsoft estão à frente. O Yahoo! precisa se adaptar aos novos tempos para que qualquer pessoa consiga acessar a internet de qualquer lugar a partir de um smartphone ou de um tablet.

Em relação às mídias sociais, o Yahoo! é praticamente inexistente, e uma decisão nesse segmento deve ser tomada: qual vai ser o papel do Yahoo! nas redes sociais? Mayer pode ter aprendido muito com a experiência do Google+, mas como transferir esse conhecimento para o seu novo emprego?

O Yahoo! foi, no passado, uma das principais empresas de internet, mas perdeu relevância. Com a contratação de um nome experiente de uma grande companhia da web, a expectativa é que o portal consiga retomar sua importância. Porém, os desafios que Mayer vai encarar são muitos.

Quer contribuir com a discussão?

Nenhum comentário: