O Foursquare está lançando uma versão beta de um novo programa chamado "Promoted Updates" (atualizações promovidas, em tradução livre), que cobrará de anunciantes taxas para enviar recomendações aos usuários sobre seus produtos ou serviços, segundo informações da empresa divulgadas na terça-feira (24/7).
Usado por mais de 20 milhões de pessoas em todo o mundo, desde abril o Foursquare oferece um aplicativo gratuito que conecta pessoas aos seus amigos e lugares localizados nas redondezas. Ele redesenhou seu app no mês passado para, por exemplo, permitindo a usuários procurar locais por categoria ou fazer uma busca específica, como "wi-fi" ou "bolinhos", dentro da função "Explore" (explorar, em tradução livre).
Pago por empresas, o novo recurso será exibido somente na guia "Explore", e incluirá sempre um logo escrito "Promovido", para identificar que aquilo está sendo pago. Segundo a empresa, o programa é uma "maneira excelente de descobrir o que está acontecendo em um café local, poupar dinheiro da próxima vez que sair para comprar uma roupa, ou simplesmente descobrir uma loja que você nunca esteve antes."
O lançamento do novo serviço segue o da última semana, o "Local Updates" (atualizações locais, em tradução livre), o qual permite que empresas se conectem gratuitamente com seus clientes mais leais por meio do fluxo de atividade no Foursquare. As atualizações feitas por empresas podem ser bloqueadas pelos usuários.
O Foursquare tem procurado por oportunidades para rentabilizar os seus serviços, fornecendo ferramentas para comerciantes. "Nós estamos no caminho para ajudar a resolver alguns dos maiores problemas deles, fazendo com que mensagens certas sejam entregues para as pessoas que têm tendência a gostar daquele negócio quando estão por perto", afirma Steven Rosenblatt, chefe de tesouraria da empresa, em comunicado.
Outras redes sociais também estão tentando aumentar a publicidade em seus serviços, como o Twitter fez, por exemplo, com seu programa de Tweets Promovidos.
Os anúncios serão promovidos baseados na relevância que eles terão para o usuário e o quão próximo ele está do local anunciado. O Foursquare compara seu programa a anúncios em ferramentas de busca, onde o usuário pode ver a publicidade de um site de eletrônicos, por exemplo, ao lado dos resultados de sua pesquisa por "notebooks". No Foursquare, se o usuário fizer a mesma pesquisa no "Explore", ele pode ver um anúncio promovido sobre uma promoção de fim de semana em uma loja de computadores perto dele, por exemplo.
Os usuários só poderão visualizar as atualizações promovidas quando estiverem perto o suficiente da loja para visitá-la. Com isso, eles podem tirar proveito da informação compartilhada imediatamente.
A empresa começou a executar a versão beta do recurso na quarta-feira (28/7), com 20 parceiros, incluindo as pequenas e grandes empresas como Best Buy e Gap. O objetivo é fazer com que as atualizações promovidas estejam disponíveis para as cerca de 1 milhão de estabelecimentos no Foursquare nos próximos meses.
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