terça-feira, 10 de julho de 2012

Governo quer apressar estudos para fim da TV analógica

Uma reunião hoje em Brasilia deverá marcar o início do fim da TV analógica no país. O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, pediu um encontro com representantes das emissoras para apressar os estudos visando ao chamado switch-off - desligamento de todos os transmissores analógicos, substituídos por modelos digitais. A data para isso é junho de 2016, mas há dúvidas no mercado sobre o cumprimento desse calendário.
"Vamos pedir que as entidades nos ajudem, contribuindo com conhecimento técnico, de mercado e o que mais puderem", disse Bernardo na última sexta-feira. Ele já foi alertado de que, para boa parte das emissoras, o prazo - fixado quando da introdução da TV Digital, em 2007 - é impossível de ser mantido. O problema afeta principalmente as pequenas emissoras do interior, que não têm capital para trocar seus transmissores, embora o BNDES já tinha anunciado uma linha de crédito para isso (os aparelhos são todos importados).
"Sem investimento do governo, vai ser difícil fazer o switch-off no prazo previsto", diz Frederico Nogueira, representante do Fórum SBTVD, entidade que coordena os estudos sobre o Sistema Brasileiro de TV Digital. O Fórum defende maior comprometimento das prefeituras no processo de troca de transmissores, acompanhando a expansão da cobertura do interior do país com sinal digital (hoje, dos mais de 5 mil municípios do país, menos de 10% recebem esse sinal).
FONTE: Home Theater & Casa Digital (com informações da Teletime)

Nenhum comentário: