quarta-feira, 25 de julho de 2012

Redpoint e.ventures anuncia US$ 130 milhões para startups no Brasil


A Redpoint e.ventures anunciou o lançamento de seu primeiro fundo, de US$ 130 milhões. É o maior fundo de Capital Empreendedor (Venture Capital, “de risco”) do Brasil focado em empresas de Internet em estágio inicial e o primeiro fundo de Capital Empreendedor patrocinado por fundos de primeira linha do Vale do Silício (EUA) e inteiramente dedicado a investimentos na região. O fundo de investimentos da Redpoint e.ventures tem como objetivo apoiar startups brasileiras por meio do aporte de recursos, acesso às melhores práticas de gestão e à rede global de investimentos da firma nos EUA, Europa, China, Japão e Rússia.
Sediados no Brasil, os sócios fundadores Yann de Vries e Anderson Thees irão gerenciar o fundo, que já possui cinco investimentos ativos: Viajanet, Grupo Xangô, 55Social, Shoes4you e Sophie&Juliete. O fundo irá utilizar sua expertise global em e-commerce, mobile, mídia e computação em nuvem para ajudar empreendedores locais a construir companhias líderes em seus mercados.
“O Brasil é um dos mercados emergentes mais promissores para a indústria global de tecnologia”, afirma de Vries. “Firmamos nosso compromisso de longo prazo com os empreendedores do País por meio de um fundo de porte significativo e focado no nosso mercado. Nossa plataforma é única e vai construir pontes sólidas com o Vale do Silício e com outros mercados-chave, como a Europa, a Rússia e a China, que estão procurando por novas oportunidades de crescimento – e investimento – no Brasil”, completa Thees.
As patrocinadoras Redpoint e e.ventures começaram a investir no Brasil em 2009. No início de 2012, uniram forças em uma joint venture sediada no País, chamada de Redpoint e.ventures. A firma rapidamente captou seu primeiro fundo para apoiar de forma efetiva o crescente ecossistema de startups brasileiro, com uma equipe dedicada e uma estratégia bem objetiva. Essa nova abordagem oferece às empresas brasileiras que estão iniciando os seus negócios uma combinação única de apoio e suporte local, juntamente com visões e experiências dos sucessos globais de ambas as firmas de investimentos, que têm, em seu portfólio, companhias que vão desde Groupon e Netflix até Angie’s List e HomeAway.
“Pela primeira vez, no Brasil, temos uma firma de Capital Empreendedor de nível internacional, que traz a combinação entre uma sólida presença local, um grande fundo dedicado à região, juntamente com expertise, rede de contatos e recursos locais. Sem dúvida, os empreendedores brasileiros e o ecossistema de startups local irão se beneficiar muito do nível de apoio que a Redpoint e.ventures traz para o nosso mercado”, afirma Romero Rodrigues, empreendedor brasileiro pioneiro em Internet e CEO do Buscapé (do Grupo Naspers).

Nenhum comentário: