quarta-feira, 25 de julho de 2012

Google e Comissão Europeia estão perto de chegar a acordo


O Google e a Comissão Europeia parecem estar perto de um acordo que poria fim à investigação de potenciais violações de regulamentos europeus sobre defesa da concorrência por parte da gigante das buscas, segundo o The New York Times.
As duas partes "chegaram a um bom nível de entendimento", disse Antoine Colombani, um porta-voz da Comissão, ao Times. O porta-voz do Google em Bruxelas, Al Verney, disse que acrescentaria apenas que a companhia “continua a trabalhar em cooperação com a Comissão”.
A instituição começou a investigar, em novembro de 2010, se o Google havia usado seu domínio injustamente, com intenção de promover seus outros produtos. Em maio, a gigante ofereceu a opção de fazer uma "decisão comprometida” de mudar suas práticas ao invés de pagar uma multa. O presidente executivo do Google, Eric Schmidt, ofereceu concessões em uma carta à Comissão no início deste mês. O conteúdo do documento continua desconhecido.
As autoridades europeias teriam dito que Schmidt abordou todos os problemas que a Comissão tinha levantado com o Google, como dar aos seus próprios produtos – por exemplo, o Google + – uma vantagem indevida sobre os concorrentes nos resultados das buscas. Também entraram na lista: copiar avaliações de restaurantes de seus concorrentes para usá-los em seus resultados de busca e limitar a possibilidade de anunciantes levarem suas campanhas a buscadores rivais. 
Um avanço nas negociações veio quando a empresa concordou que aplicaria nas buscas feitas por dispositivos móveis as mesmas modificações que havia feito naquelas por PCs, de acordo com uma reportagem do Financial Times.
O Google cuida de 80% das buscas na Europa, um pedaço de mercado ainda maior do que o que ele comanda nos EUA, de acordo com dados da comScore.

Nenhum comentário: