Assim como diversificou sua linha de iPods, a Apple lançará um modelo menor do iPad para atender aos consumidores que querem diferentes tamanhos de tablets. Pelo menos é isso que afirmam analistas e especialistas entrevistados pelo The New York Times.
De acordo com fontes do jornal norte-americano, a Apple está desenvolvendo um novo tablet com tela de 7,85 polegadas que será vendido por um preço “significativamente menor” do que o modelo atual de entrada do iPad (499 dólares nos EUA e 1.550 reais no Brasil para o novo iPad e 399 dólares e 1.300 reais para o iPad 2).
O analista de mercado, Horace Dediu, nota que o mini iPad (ou iPod Touch maior) poderia ser melhor para assistir a conteúdos em mídia e ler ebooks, em vez de ser direcionado para atividades que envolvam digitação, como e-mail e trabalhos.
A ex-gerente da Apple, Leslie Grandy, disse ao NYT que o modelo de 7,85 polegadas seria um bom tamanho para as bolsas de mulheres. “Realmente penso que esse é um bom alvo para eles”, afirmou a executiva.
O jornal também aponta que a chegada do rival Google Nexus, de 7 polegadas, e as boas vendas do Amazon Kindle Fire, de mesmo tamanho - ambos com sistema Android, seriam mais uma boa razão para a Apple entrar nesse "jogo dos 7".
Jobs era contra tela menor para o iPad |
Mas, como a própria reportagem lembra, o ex-CEO e cofundador da Apple, Steve Jobs, sempre negou que a empresa seguiria o caminho de um iPad menor. “Existem limites claros de quão próximos você consegue colocar fisicamente elementos em uma tela sensível ao toque antes que os usuários não possam mais tocar, girar ou mexer nelas com segurança. Essa é uma das razões chave pelas quais pensamos que a tela de 10 polegadas é o tamanho mínimo exigido para se criar ótimos apps para tablets.”
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