O site americano de compras eBay e a cadeia de supermercados Wal-Mart
estão desenvolvendo novas ferramentas de pesquisa na internet para
melhorar a competição contra a Amazon no mercado de comércio eletrônico,
que cresce rapidamente.
À medida que mais pessoas compram on-line, elas geralmente terminam no
topo de um site digitando o nome de um produto. Se elas não conseguem
encontrá-lo rapidamente, elas provavelmente vão para um concorrente ou
uma loja física.
"A Amazon está na versão 8.0 da pesquisa," disse Scot Wingo,
presidente-executivo do ChannelAdvisor, que ajuda comerciantes a vender
mais on-line. "O eBay está na 2.0, mas eles estão pensando em fazer este
enorme salto para a 3.0. "
As apostas são altas porque o comércio eletrônico é um mercado grande e
de crescimento ainda acelerado, que movimenta bilhões de dólares anuais.
Os gastos do varejo on-line nos EUA cresceram 13% no ano passado e
atingiram US$ 161,5 bilhões, de acordo com a empresa de pesquisa
mercadológica comScore. As vendas físicas seguem muito maiores, mas este
setor luta contra a crescente perda na participação de mercado para os
operadores on-line.
A nova ferramenta de pesquisa do eBay, intitulada Cassini, deve ser lançada em 2013.
O Wal-Mart recentemente lançou uma nova ferramenta de pesquisa em seu website, construída em menos de nove meses.
Se o eBay e o Wal-Mart puderem melhorar significativamente suas
ferramentas de pesquisa, poderiam eventualmente ameaçar o líder Google.
Um porta-voz do Google disse que a empresa está "muito focada em
pesquisa de produtos." Uma das últimas atualizações do gigante de buscas
para sua pesquisa de compras usa tecnologia de reconhecimento visual
para rastrear produtos, em especial nas categorias de vestuário e moda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário