O que não é capaz de mudar ao longo de quase 50 anos? Foi por volta de
1965 que expressões como ""máquina de fazer loucos" e "caixinha de
idiotices" foram cunhadas para descrever os pequenos televisores de
tubos de raios catódicos e o conteúdo que veiculavam, tido por muitos
como estúpido.
Em 2012, porém, estamos na era da "televisão inteligente", um modelo de
tela LED plana esguio, elegante e grande que permite conexão com a
internet e que o usuário baixe filmes, jogue videogames e converse pelo
Skype.
As televisões inteligentes são o mais recente motivo de briga entre
gigantes da eletrônica como Apple, Samsung Electronics e Lenovo; todos
se esforçam por capturar o interesse e o dinheiro de consumidores ávidos
por conteúdo 3D e em telas de alta definição sem precisar sair de casa.
O mais recente lançamento desse mercado foi feito pelo Lenovo em Pequim
na terça-feira. A segunda maior fabricante mundial de computadores
exibiu seu televisor inteligente K91, com tela de 55 polegadas; os
convidados puderam ler microblogs, jogar partidas simuladas de tênis e
assistir ao filme ""A Origem".
Embora relativamente bem estabelecidos em outros mercados, os
televisores inteligentes estão demorando a ganhar impulso na China
devido às restrições ao conteúdo e porque o conceito é relativamente
novo.
A série K será a primeira linha de televisores inteligentes do Lenovo, e
a companhia decidiu lançá-la em seu mercado de origem porque afirmou
que é mais fácil negociar acordos de conteúdo na China.
""Estivemos muito ocupados, nas últimas semanas, semeando o futuro",
disse Yang Yuanqing, presidente-executivo e do conselho do Lenovo.
"Nossa companhia quer ser não só um importante fornecedor de
computadores como líder mundial no fornecimento de aparelhos para acesso
a Internet aos consumidores".
A companhia talvez precise lutar para recuperar o atraso diante de
concorrentes fortes como a Samsung e a Apple, que estão apresentando
produtos nessa categoria. Outra companhia sul-coreana, a LG Electronics,
segunda maior fabricante mundial de televisores, pretende lançar TVs
com acesso à internet nos Estados Unidos este mês, usando a plataforma
Google TV.
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