A falta de conteúdo em idioma local (português e espanhol) é um dos
principais obstáculos ao desenvolvimento de mais oportunidades de
negócios via internet na América Latina.
A avaliação é de Adriana Noreña, diretora do Google para países de
língua espanhola da região, e foi feita durante o "Google Press Summit
5.0", evento realizado pela empresa em Santiago (Chile) hoje e amanhã.
De acordo com a executiva, há atualmente 2,5 vezes mais domínios
[endereços na internet] em alemão do que em espanhol --embora existam 4
vezes mais países que têm o espanhol como língua oficial do que o
alemão.
"O consumidor está pronto e sedento. Nós, empresas, temos que aproveitar
melhor esse mercado," disse Noreña, destacando que vídeos estão entre
os formatos preferidos da audiência.
A maior viabilização do e-commerce (comércio pela internet) também foi
apontada por Norenã como um desafio aos países da região.
A executiva ressaltou que, na América Latina, a receita com o comércio
on-line representou, em 2011, 0,3% do PIB (Produto Interno Bruto) e, no
Brasil, 0,6% do PIB. Já nos EUA, a fatia superou 1% do PIB no ano
passado.
Segundo projeções da consultoria eMarketer, o e-commerce deve crescer 30% este ano no mercado latinoamericano.
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