sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Donos de iPhone e iPad antigos reclamam de lentidão com novo sistema da Apple

"Meu iPad virou uma verdadeira carroça digital!"
A constatação é do designer Leandro Souza, 31, dono da primeira versão do tablet. Leandro comprou o aparelho justamente pelo elogio de blogs e amigos sobre rapidez e navegação fluida do gadget.
Mas, depois da atualização para o iOS 5, versão mais recente do sistema móvel da Apple, ele não conseguia visualizar fotos no Facebook.
"Travava todas as vezes, sem exceção, quando eu tentava abrir uma imagem", diz.
Após conversar com um colega de trabalho com o mesmo problema, ele pesquisou sobre o assunto na internet e ficou surpreso ao descobrir milhares de reclamações e dúvidas, em inglês e português, sobre a instalação do iOS 5 em aparelhos antigos.
As observações dos internautas são sobre aplicativos que fecham inexplicavelmente, lentidão geral e bateria que acaba em menos tempo.
A explicação é simples: as versões mais antigas de iPad, iPhone e iPod touch não são tão rápidas ao executar o novo iOS quanto os modelos mais recentes disponíveis no mercado.
"O processador do iPhone 3GS não é o mesmo do iPhone 4, que não é o mesmo do iPhone 4S. Dentre esses, o iOS 5 só roda 100% no iPhone 4S. Nos [aparelhos] mais velhos, ele fica um pouco mais lento, sim, é fato", diz Bruno Fernandes, da Br4 iPhone, loja especializada em conserto de aparelhos da Apple.
Em um tópico no fórum oficial da Apple em inglês, um cliente diz estar usando novamente seu iPod touch 2 por não suportar a lentidão do iPod touch 4, causada pelo iOS 5.
"Quando alguém chega aqui [à loja] para atualizar, eu sempre deixo claro que não há somente vantagens", diz Fernandes. "O que podemos dizer com certeza, seja sobre o iPhone 4, o iPod touch 4, o iPhone 3GS ou o iPad 1, é que os aparelhos ficam mais lentos e que a sua bateria termina mais rápido."
Mesmo assim, ainda segundo Fernandes, a cada 10, 8 optam por atualizar. "Ninguém quer ficar para trás", completa o técnico.
DOIS GUMES
Casamento entre sistema e aparelho é, atualmente, um dos trunfos da Apple.
Steve Jobs nunca licenciou alguns programas da Apple (como o sistema operacional Mac OS) para outras plataformas porque hardware e software, segundo ele, devem ser desenvolvidos juntos, como um ecossistema.
Mas a filosofia máxima de Jobs serve para seus próprios dispositivos: ao instalar sistemas novos em aparelhos antigos, o "encaixe" entre software e hardware não é uma simbiose perfeita.

Nenhum comentário: