As vendas de computadores pessoais no Brasil em 2010 cresceram 23,5%
sobre o ano anterior, para 13,7 milhões de unidades, colocando o país na
quarta posição mundial, atrás de Estados Unidos, China e Japão.
Segundo a empresa de pesquisa de mercado IDC, o volume comercializado
ficou perto da previsão de vendas de 13,8 milhões de unidades feita em
novembro e que havia revisto estimativa de início de 2010, em que a
empresa havia calculado as vendas este ano em 13,2 milhões de PCs.
O destaque das vendas ficou com o terceiro trimestre, que registrou vendas de 3,6 milhões de equipamentos, segundo a IDC.
"O quarto trimestre de 2010 mostrou um cenário diferente do que víamos
no passado, quando eram vendidos mais computadores por conta do Natal.
Com a antecipação do varejo nas compras de final de ano, o terceiro
trimestre de 2010 foi mais forte", afirma a empresa de pesquisa em
comunicado à imprensa.
Do total de PCs em 2010, os desktops corresponderam a 55% das vendas e
os notebooks a 45%, tanto para consumidores corporativos quanto
domésticos.
Porém, considerando somente o segmento doméstico, os notebooks superaram
os desktops pelo quarto trimestre consecutivo, com 30% a mais de
vendas. A tendência já podia ser observada em relatórios anteriores.
Segundo o IDC, a passagem dos desktops para segundo plano deve se
acentuar com o crescimento da popularidade dos computadores tablets. De
acordo com outra pesquisa da consultoria, 100 mil tablets foram
comercializados no país durante o ano passado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário