Até poucos anos atrás, só se falava em tornar a internet mais livre. Agora, a questão é como controlá-la.
Como demonstrou Evgeny Morozov em "The Net Delusion" (A ilusão da rede,
em tradução literal), as contradições e confusões da internet apenas
estão se tornando visíveis com o desaparecimento da névoa de euforia.
Morozov está interessado nas ramificações políticas da rede.
"O que aconteceria se o potencial libertador da internet também tivesse
as sementes da despolitização e, portanto, da "desdemocratização'?",
questiona o autor. Contrário aos "utópicos virtuais", como ele chama os
que consideram a internet uma poderosa ferramenta de emancipação
política, o autor afirma que, em nome da liberdade, a internet costuma
restringir ou mesmo abolir a liberdade. "Não espere", diz ele, "que
corporações como o Google venham em breve a libertar pessoas.
O Google fez negócios na China durante quatro anos antes de condições
econômicas e demandas da censura -e não a preocupação com os direitos
humanos- forçarem a empresa a sair." O Twitter e o Facebook se recusaram
a participar da Iniciativa de Rede Global (GNI, na sigla em inglês), um
pacto que Morozov descreve como "uma promessa do setor de se comportar
de acordo com as leis e padrões, assegurando o direito de liberdade de
expressão e privacidade existente em documentos internacionalmente
reconhecidos, como a Declaração Universal dos Direitos Humanos". Morozov
afirma que é a busca antissocial por lucro que impulsiona as mídias
sociais.
"Não surpreendentemente", ele escreve, "o fascínio perigoso de resolver
problemas sociais intratáveis com a ajuda da tecnologia permite que
interesses disfarcem algo que equivale essencialmente à publicidade de
seus produtos comerciais em nome da liberdade." Morozov, nascido na
Bielorússia, exibe traços da melancolia fatalista dos intelectuais do
Leste Europeu, aparentando às vezes estar estafado com o comportamento
humano. "A tecnologia muda a todo momento", escreve ele, "a natureza
humana quase nunca".
THE NET DELUSION
AUTOR Evgeny Morozov
EDITORA PublicAffairs (jan.2011)
PÁGINAS 432
PREÇO US$ 27,95 (preço de lista; está mais barato na Amazon.com; edição para Kindle: US$ 11,95
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