A Blaving, uma nova rede social que funciona como o Twitter mas com voz,
prevê reunir 5 milhões de usuários em um ano nos diferentes
dispositivos de acesso a internet, afirmaram nesta quarta-feira os
responsáveis pela iniciativa durante o lançamento da plataforma no
Uruguai.
"A voz é o princípio da comunicação humana, e com a internet perdemos um
pouco desse contato e dessa forma de nos relacionar com as pessoas",
disse em entrevista coletiva em Montevidéu o argentino Fabian de la Rúa,
presidente da PMovil, responsável pelo projeto.
A PMovil explicou ter achado na voz seu nicho de mercado nas redes
sociais, porque "tem a expressão, o momento, o sentimento", disse De la
Rúa.
Com sede em São Paulo e presença em 14 países da América Latina através
de 39 operadores, a empresa foi fundada em 2001 para desenvolver
aplicativos e conteúdo para celulares.
Entre seus sucessos destaca o aplicativo Toing, que desde 2005 fornece música para o timbre dos celulares.
O Blaving, que vai precisar de um investimento de US$ 1,5 milhão, tem um
limite de dois minutos de gravação de áudio e para acessar à ferramenta
o usuário só precisa criar um login e inscrever um e-mail.
No momento de fazer o upload do arquivo de áudio existe a opção de
incluir uma foto para complementá-lo, assim como um sistema de
localização do usuário.
"Não é a mesma coisa escrever um gol no Twitter enquanto é possível
gritar via Blaving", argumentou o empresário argentino, sobrinho do
ex-presidente argentino Fernando de la Rúa (1999-2001).
A nova plataforma interage com as redes sociais, como Facebook e Orkut,
além do Twitter, o que permite que os usuários tenham acesso às
gravações do Blaving.
Por enquanto, funciona nos dispositivos iPhone, iPod, iPad, Android e Java.
O Blaving já começou no Uruguai, Paraguai, Argentina e Chile, em
janeiro, e foi lançado oficialmente no início de fevereiro, em São
Paulo.
Desde então o número de usuários chegou a 32 mil, uma média de 1.500 a 1.800 novos usuários ao dia.
Por enquanto o serviço tem versão em espanhol, em português e em inglês.
A próxima língua que vão incluir será o coreano e, posteriormente sairão versões em russo, indiano e chinês.
Na Argentina, o candidato presidencial Ricardo Alfonsín, filho do
ex-presidente Raúl Alfonsín (1983-1989), já anunciou que vai a abrir sua
conta na rede social.
"Esperamos que os políticos briguem muito via Blaving este ano, pelo menos na Argentina", previu de la Rúa.
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