O site de compras coletivas Groupon multiplicou sua receita em 20 vezes
no ano de 2010 e espera obter bilhões de dólares este ano, citou o "Wall
Street Journal" a partir de um comunicado interno com falas do
presidente-executivo da empresa.
Mas o presidente-executivo Andrew Mason alertou que o site, líder no
mercado de compras coletivas online, enfrenta competição intensa de
'clones' e por isso pode acabar sendo derrotado pela concorrência.
O Grupon, fundado há dois anos e que já conversa com bancos sobre uma
oferta pública inicial de ações e, segundo fontes, já recusou uma oferta
antecipada de US$ 5 bilhões do Google --obteve crescimento fenomenal.
No comunicado citado pelo jornal, Mason afirma que a receita saltou de
US$ 33 milhões em 2009 para US$ 760 milhões em 2010.
Mais de um terço das vendas do ano passado vieram de fora dos Estados Unidos.
"Em um ano, ou estaremos em nosso caminho para nos tornarmos uma das
grandes marcas de tecnologia que definem nossa geração, ou então seremos
somente uma ideia legal, representada por pessoas que foram superadas e
cuja inovação foi ultrapassada por outros, mais espertos e esforçados",
escreveu Mason, de acordo com o jornal.
Mas a competição está se intensificando, com concorrentes como o Living
Social tendo expansão no mesmo mercado e uma variedade de sites
similares surgindo globalmente, podendo se especializar em compras para
nichos de mercado.
Recentemente, o Groupon recebeu US$ 950 milhões em rodadas de
investimento, preparando o caminho para uma oferta pública de ações que,
segundo fontes, pode ser uma das maiores de 2011 entre empresas de
tecnologia.
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