sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Aplicativo para smarphone mede poluição sonora

Aparelhos celulares podem ser usados, em breve, para combater a poluição sonora --algo irônico, tendo em vista a direção distraída pelos toques de celular.
Em uma tentativa de fazer com que cidades fiquem mais silenciosas, a União Europeia solicitou para que os países-membros criassem mapas de barulho das suas áreas urbanas, atualizados em um intervalo de cinco anos.


Melhor do que distribuir caros sensores por toda a cidade, os mapas são criados a partir de modelos de computador que vaticinam diversas fontes de barulho, como aeroportos e estações de trem, que influenciam áreas ao redor.
Nicolas Maisonneuve, do Sony Computer Science Laboratory, em Paris (França), disse que aqueles mapas não refletem precisamente o barulho ao qual os residentes estão expostos.
Para dar um reflexo mais preciso, a equipe de Maisonneuve desenvolveu o NoiseTube, um aplicativo que as pessoas usam nos smartphones para monitorar a poluição sonora. "O objetivo era transformar o celular em um sensor ambiental", diz Maisonneuve.
O aplicativo grava qualquer tipo de som, extraído pelo microfone do celular, juntamente com a coleta da localização por intermédio de um navegador GPS. Usuários podem rotular os dados com informações adicionais, como a fonte do barulho, antes de que eles sejam transmitidos pelo servidor NoiseTube.
O software funciona apenas em aparelhos Sony Ericsson e Nokia, mas vai ser atualizado para rodar com o microfone de qualquer outro aparelho celular. "Estamos trabalhando em um método para calibrar automaticamente os microfones", diz ele.
O projeto está despertando o interesse de várias agências no mundo. "O Noise Tube pode fornecer uma ferramenta adicional para especialistas em barulho e formadores de opinião dentro do mercado de poluição sonora", diz Andrea Iacoponi, da Arpat, agência de proteção ambiental radicada em Pisa, Itália. "E pode ser usado para melhorar a precisão das Diretrizes Europeias quanto aos mapas estratégicos de barulho."
Amrit Kaur, da Awaaz Foundation, organização não-governamental radicada em Mumbai, Índia --cidade que está brigando contra a poluição sonora, concorda. "O NoiseTube nos dá poder para oferecer aos cidadãos uma real ferramenta de mudança nas condições de vida", diz ela.

WIN INFORMAT CENTER - A MELHOR QUALIDADE DE SERVIÇO DE PINDAMONHANGABA

Nenhum comentário: